Meio Ambiente lança programa inédito no Paraná nesta sexta-feira (15)

A Secretaria de Meio Ambiente vai lançar nesta sexta-feira (15), o programa Corredores da Biodiversidade que terá o objetivo de proteger, revitalizar e reflorestar a mata ciliar dos córregos do município. A cerimônia de lançamento acontece a partir das 15h30, na confluência entre os córregos Moscado e Cleópatra (Rua Manoel Lopes – Jd. Santa Felicidade, s/nº).

O programa, inédito em área urbana no Paraná e um dos primeiros do Brasil, integra o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Maringá e será iniciado no córrego Borba Gato, além de contemplar os córregos  Moscado e Cleópatra que ligam o Parque do Ingá e o Bosque II.

A coordenadora do programa, bióloga Anna Christina Esper Farias Soares, explica que um dos objetivos dos corredores é facilitar a dispersão das espécies. “Os corredores serão grandes conexões entre diferentes ambientes, como o Parque do Ingá e Bosque II, que servirão de acesso para o trânsito de espécies da fauna e flora isoladas, funcionando como verdadeiros trampolins ecológicos”, destacou.

Durante a cerimônia que vai lançar os Corredores da Biodiversidade, a Secretaria de Meio Ambiente também realizará o lançamento oficial dos programas municipais de Reflorestamento dos Fundos de Vale, das Calçadas Ecológicas e Cercamento dos Fundos de Vale.

O secretário de Meio Ambiente, José Miguel Grillo, destacou que os programas marcam as ações da sustentabilidade do município. “Ficamos orgulhosos em lançar o primeiro programa de corredores no Paraná, fazendo de Maringá uma cidade verde e modelo para os outros municípios do estado”, lembrou.

14 jun 2012, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando