Mercado Municipal recebe 2ª edição da Expo Sem Glúten

Com o objetivo de divulgar e informar a população sobre a doença celíaca, que atinge mais de um milhão de pessoas em todo o Brasil, e demonstrar as inúmeras opções de produtos sem glúten disponíveis no Mercado Municipal, a Acelpar – Associação dos Celíacos do Paraná, promove nos dias 27 e 28 de julho, no Mercado Municipal de Curitiba, a segunda edição da Expo Sem Glúten.

O evento acontece no setor de orgânicos do Mercado Municipal e terá atividades voltadas a profissionais da saúde, nutricionistas e ao público em geral e exposição de produtos sem glúten.

A programação inclui palestras de esclarecimentos sobre o diagnóstico, nem sempre simples, da doença celíaca, caracterizada pela intolerância ao glúten; sobre as doenças associadas e sobre a contaminação cruzada (quando alimentos livres de glúten são contaminados durante manuseio e produção); além de cursos de culinária sem glúten.

A 2ª Expo Sem Glúten acontece nos dois dias das 9h às 17h30 e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba e patrocínio da Unimed Curitiba e das fabricantes de produtos sem glúten Schar, Frenz e Lakeside Beer.

Sobre doença celíaca – A doença celíaca é uma doença do intestino delgado, caracterizada pela intolerância permanente ao glúten. Seu único tratamento é a dieta isenta de glúten.

O glúten é uma proteína presente em cereais como trigo, aveia, centeio e cevada (malte). A ingestão de alimentos com este tipo de glúten pelos celíacos provoca lesão no intestino delgado, impedindo a adequada absorção dos alimentos e desencadeando outras doenças associadas.

Os sintomas são diarreia crônica, distensão abdominal, desnutrição, dor abdominal, vômitos, constipação intestinal, irritabilidade, anorexia, baixa estatura, entre outros. A pessoa celíaca poderá apresentar apenas um sintoma, ou um conjunto de vários, que desaparecerão com o cumprimento da dieta isenta de glúten.

Acelpar – A Acelpar é uma associação sem fins lucrativos que representa os celíacos no estado do Paraná. Criada em 1998, fruto de um trabalho 100% voluntário, tem como objetivos principais o esclarecimento sobre a Doença Celíaca, a orientação sobre o início e manutenção da dieta sem glúten e realização de Cursos de Culinária Sem Glúten, por meio de eventos e reuniões mensais abertos a todos os interessados.

Serviço
2ª Expo Sem Glúten
27 e 28 de julho – 9h às 17h30
Mercado Municipal de Curitiba – setor de Orgânicos

Programação

Palestras
Sexta-feira (27/07) às 09h exclusiva para médicos, com o intuito de conscientizar estes profissionais sobre a doença e dificuldade de diagnóstico além das doenças associadas a celíaca que devem ser investigadas.
Palestrante: Dra. Lorete Kotze, Gastroenterologista Especialista na doença

Sexta-feira (27/07) às 13h30: voltada a nutricionistas, estudantes e publico em geral que vai conscientizar sobre os Conceitos atuais da doença e sobre Contaminação Cruzada ou seja a contaminação com glúten durante a produção ou consumo de alimentos sem glúten.

Cursos de culinária: 3 Cursos demonstrativos para até 25 pessoas sobre produção de alimentos sem glúten. O trigo está presente em muitos dos alimentos consumidos, sem mencionar que o glúten que dá a elasticidade nos produtos como massas e pães, dificultando assim o consumo e a produção de alimentos sem glúten.

Sexta-feira (27/07), das 15h30 às 17h30 – Bolinho de Batata, Empada, Bolo e Petit Gateau – Instrutor: Phillipe – Frenz
Sábado (28/07), das 8h às 10h – Pierogi e Cuca de Banana – Instrutora: Mariane Rovedo – Schär
Sábado (28/07), das 14h às 16h – Torta Salgada, Bolacha Champagne e Bolo Integral de Maçã – Instrutora: Cláudia Ferreira Pinto

Os cursos de culinária tem um custo de R$ 15 reais e as palestras são gratuitas com inscrição pelo site da Acelpar – www.acelpar.com.br.

Vagas : 150 pessoas na palestras e 25 em cada cursos de culinária.

17 jul 2012, às 00h00.

No Ar

Balanço Geral Curitiba

As principais notícias de Curitiba e região, de segunda a sábado. Acompanhe com Matheus Furlan.

🔴AO VIVO

Próximos programas

  • 17h20 RIC Notícias Tarde
  • 20h55 Cidade Alerta Paraná
Mostrar próximo post
Carregando