Modelo do avião utilizado pelo cantor Gabriel Diniz soma nove acidentes fatais em um ano

Publicado em 28 maio 2019, às 00h00.

O modelo de avião Piper PA-28, o mesmo utilizado pelo cantor Gabriel Diniz, do hit Jenifer, somou nove acidentes fatais neste último ano. Do total de 84 acidentes, foram registradas 11 mortes, segundo a plataforma colaborativa Aviation Safety Network.

Modelo de avião usado por Gabriel Diniz soma nove acidentes fatais

O relatório da Aviation Safety Network aponta ainda que a última morte aconteceu no dia 6 de maio, no Alabama (EUA). Entre a ocorrência e o acidente envolvendo Gabriel Diniz, já haviam sido registrados outros três imprevistos sem vítimas fatais com o modelo, sendo um deles na cidade de Tiradentes (MG), no último dia 8.

Aeronave teve 85 ocorrências no Brasil desde 2009 (Foto: Divulgação)

Acidentes com o Piper PA-28 no Brasil

No Brasil, dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) contabilizam 85 ocorrências com o modelo Piper PA-28 desde março de 2009. Sendo 47 incidentes, 12 incidentes graves e 26 acidentes.

Aeronave começou a ser produzida em 1960

A aeronave de pequeno porte começou a ser produzida pela Piper Aircraf nos anos de 1960 e já foram fabricadas desde então mais de 32 mil unidades.

Para o engenheiro aeronáutico Shailon Ian, a quantidade elevada de ocorrências é justificada pelo uso frequente da aeronave em situações de risco. “Tem a ver mais com o tipo da operação do que com o próprio avião, que é um modelo usado muito para instrução e voos de finais de semana”, afirma.

Para Ian, a utilização também pode ser refletida na diversificação dos acidentes. “O risco aeronáutico é calculado pelo avião e o local onde ele está sendo operado. Às vezes, você tem um avião superseguro, mas se for operado constantemente de maneiras insegura, acaba tendo um risco muito elevado”, completa o engenheiro.

Acidente mata cantor Gabriel Diniz

O acidente desta segunda-feira (27), que matou o Gabriel Diniz e os pilotos Abraão Farias e Linaldo Xavier, ocorreu com a aeronave de prefixo PT-KLO, fabricada em 1974. O avião, de propriedade do Aeroclube de Alagoas, estava autorizado a fazer voos de instrução e proibido de realizar táxi aéreo.

O avião envolvido no acidente tinha capacidade para transportar três pessoas, estava com o Certificado de Aeronavegabilidade regularizado até fevereiro de 2023 e tinha a IAM (Inspeção Anual de Manutenção) válida até março de 2020.