Mordido por morcego, adolescente morre por raiva humana no Rio de Janeiro

por Redação RIC.com.br
com informações do R7
Publicado em 17 jun 2020, às 12h26. Atualizado às 12h32.

Um adolescente de 14 anos que foi mordido por um morcego morreu por raiva humana, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. A região está em alerta. 

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), o incidente com o animal aconteceu no final de janeiro, mas o rapaz não compareceu a uma unidade de saúde para administração das doses da antirrábica.

Um mês depois, ele apresentou os primeiros sintomas da doença e foi internado. Após cinco dias, com o agravamento de seu quadro de saúde, precisou ser transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, onde morreu no dia 30 de março. 

O jovem foi mordido pelo morcego em janeiro deste ano. (Foto: Reprodução/R7)

No entanto, o óbito só veio a público nesta segunda-feira (15), quando a SES-RJ emitiu um alerta para os municípios fluminenses e enviou um protocolo para todas as cidades do estado. Além disso, afirmou que haverá repasse de vacina antirrábica animal para realização da campanha até novembro.

O adolescente, morador de uma comunidade rural, foi mordido pelo morcego hematófago, que se alimenta de sangue, quando tentava matar o animal que encontrou caído em um curral. 

Entre os cuidados indicados pela secretaria estão evitar qualquer contato com animais silvestres, em especial morcegos, em manter em dia a vacinação de animais domésticos

Raiva no Paraná 

Em agosto de 2019, 45 animais, dos quais 39 eram bovinos, morreram de raiva no Paraná. O surto fez com que a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) emitisse um alerta para que os pecuaristas mantivessem a vacinação de seus rebanhos em dia. Na ocasião, os casos foram registrados em várias regiões do Paraná, mas o sudoeste foi considerado um dos pontos de atenção pela incidência dos casos como, por exemplo, nas cidades de Ampére, Dois Vizinhos, Santo Antônio do Sudoeste. 

Em meados abril de 2020, uma análise feita pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) identificou dois casos positivos de raiva em morcegos em Cascavel, no oeste do Paraná. Os animais foram encontrados em um imóvel no bairro Caravelle.

Raiva 

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%.

Causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae, ela é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.