Muito acima do peso, coruja faz dieta e volta a voar; assista

por Gabriel Azevedo
com informações do R7
Publicado em 2 fev 2020, às 00h00.

Em janeiro deste ano, um morador do condado de Suffolk, no Reino Unido, encontrou uma coruja fêmea numa vala, tentando voar. Pensando que estava machucada, ela foi encaminhada para o Santuário de Corujas de Suffolk, onde os veterinários, inicialmente, também acharam o mesmo.

No entanto, após alguns exames, a equipe constatou que Plump, como foi apelidada, estava pesando cerca de 245 gramas, um terço a mais do que a média das corujas de sua espécie, a mocho-galego ou Athene noctua. E que o sobrepeso a impedia de voar.

De acordo com os médicos veterinárias que atenderam Plump, ‘obesidade’ entre animais selvagens é um fenômeno raro. Um das explicações para o peso da coruja seria o verão deste ano, que está mais quente, e aumentou a população de ratos. “Ela se empolgou e ficou gorda”, avalia o especialista Rufus Samkin.

Submetida a uma “dieta rigorosa” e exercícios realizados no solo com alimentos, a coruja obesa conseguiu perder quase 30 g em duas semanas e meia. Mais magra, Plump voltou ao seu habitat natural.