Uma mulher colocou a cabeça para fora de um trem em movimento e acabou morrendo após o membro atingir uma árvore

Mulher coloca cabeça para fora de trem e morre ao atingir membro em árvore, no País de Gales

A jovem Bethan Roper, de 28 anos, voltava de trem de uma viagem de compras pela  companhia Great Western Railway quando enfiou a cabeça na janela enquanto o transporte estava em movimento. 

De acordo com um relatório da Agência de Investigação de Acidentes Ferroviários (RAIB), a jovem foi atingida pelo galho quando o trem viajava a cerca de 100 km/h, cerca de dois minutos e meio depois de partir de Bath Spa, no País de Gales.

Nesta quarta-feira (16), a RAIB publicou uma nota dizendo que a empresa ferroviária “não havia fornecido medidas de mitigação adequadas para se proteger contra o risco”.

Na mesma nota, a empresa disse que recomendações já haviam sido feitas após uma morte semelhante em 2016, e que a companhia não implementou nenhuma delas desde então. 

jovem morre ao colocar cabeça para fora de trem

(Foto: Adrian Roper)

Além disso, a falta de inspeção de árvores na área pode também ser considerada como causa da morte de Bethan.

Exame mostrou que jovem estava bebendo quando o incidente aconteceu

Ainda de acordo com o relatório de investigação, não existe nenhuma recomendação no transporte além dos sinais de alerta.

Não há nada para impedir que os passageiros abram e se inclinem para fora dessas janelas quando os trens estão longe das estações e em movimento”.

jovem morre em trem

(Foto: WALES NEWS SERVICE)

No documento, um exame toxicológico informou que Bethan estava bebendo na hora do incidente.

“O relatório toxicológico concluiu que a passageiro continha 142 miligramas de álcool por 100 mililitros de sangue. Isso é quase o dobro do limite legal no Reino Unido. Isso pode ter afetado sua coordenação e julgamento”.

No relatório, conclui-se que um dos amigos da vítima teria aberto a janela, e outro rapaz teria colocado a cabeça para fora antes que Bethan fizesse o mesmo.

“As evidências de testemunhas indicam que a passageira ficou com a cabeça fora da janela por alguns segundos antes de voltar ao trem, sofrendo um grave ferimento na cabeça“.

16 acidentes parecidos já aconteceram em trens no país

Entre abril de 2014 e janeiro de 2019, a GWR registrou 16 ocorrências de indivíduos que ficaram feridos ao inclinarem o corpo para fora da janela dos trens.

Em 11 casos, árvores foram atribuída aos incidentes, e o relatório alega que a empresa não realizava inspeção de árvores desde 2009. 

jovem bate cabeça em arvore em viagem de trem

(Foto: WALES NEWS SERVICE)

Antes da morte da jovem, a GWR começou a substituir alguns trens por versões mais recentes, e desde a morte de Bethan a empresa melhorou os sinais perto das janelas do droplight, além de informar que as equipes dos trens agora fazem anúncios sobre o perigo de se inclinar para fora das janelas abertas durante os trajetos.

Por fim, a GWR disse que a partir do final de dezembro vai deixar de operar o tipo de trem em que a garota estava.

“Existem algumas lições claras para a indústria ferroviária aprender. No momento do incidente, estávamos no processo de eliminar gradualmente os trens usando janelas de luz de queda de nossas frotas, substituindo-os por trens mais modernos e seguros, com janelas fechadas. Estamos trabalhando para introduzir bloqueios automáticos nas janelas em nosso Serviço Sleeper”, concluiu o porta-voz.