Mulher dá à luz em cela de prisão, e alega ter sido ignorada por guardas

Publicado em 30 ago 2019, às 00h00.

Uma mulher deu à luz em uma cela de prisão, completamente sozinha, e alegou que guardas do presídio de Denver, nos Estados Unidos (EUA), ignoraram seus pedidos de ajuda quando ela afirmou ter entrado em trabalhado de parto.

Mulher dá à luz em cela de prisão, nos Estados Unidos

O momento agoniante do parto foi capturado por câmeras de segurança da prisão, e recentemente divulgado pela CCTV.

Nas imagens, a jovem Diana Sanchez, de 26 anos, aparece deitada sozinha em uma cama próxima ao banheiro de sua cela, com expressões faciais que facilmente podem ser consideradas de dor. Ali, as contrações da presidiária haviam iniciado.

De acordo com Diana, assim que recebeu seu café da manhã, perto das 5h, ela avisou aos guardas que estava entrando em trabalho de parto. Em seguida, por volta de 9h43, a grávida alertou que sua bolsa tinha estourado.

Uma hora depois, às 10h44, a mulher aparece deitada em sua cama de solteiro com as calças na região do joelho. Nas imagens, Diana aparece aos berros, completamente sozinha, enquanto o filho recém-nascido vem ao mundo.

mulher tem filho sozinha

Instantes depois, um homem de camiseta azul e luvas nas mãos entra na cela e se depara com a criança, que já estava completamente para fora.

mulher tem filho em prisão

De acordo com Mari Newman, advogada da mulher, o enfermeiro pegou a criança apenas após sua cliente ter feito o parto sozinha.

“Ele pega o bebê como se nunca tivesse visto um em sua vida. A falta de qualquer compaixão é surpreendente”, disso a advogada.

Mulher afirma que apenas depois de ter tido o filho uma ambulância foi acionada

Em uma queixa formal, a mulher alegou que avisou aos guardas que estava em trabalho de parto pelo menos oito vezes.

Além disso, Diana contou que uma ambulância apenas foi acionada após ela já ter tido a criança.

Nesta quarta-feira (28), os advogados da mulher entraram com uma ação e alegaram que funcionários da prisão estavam cientes de que Diana estava em trabalho de parto, e mesmo assim decidiram não acionar uma ambulância.

Para ela, a dor é simplesmente indescritível. “O que mais machuca é o fato de ninguém se importar”.

Versão da prisão de Denver

Conforme entrevista de um porta-voz da prisão de Denver à BBC, a cadeia oferece “atendimento médico abrangente em ambas prisões, e que profissionais estão alojados nas prisões e possuem unidades médicas dedicadas para prestar atendimento”.

Além disso, conforme o porta-voz, “a instituição tem empatia por qualquer pessoa que esteja na prisão durante a gravidez, incluindo Sanchez”, afirmou em comunicado.

Segundo a prisão de Denver, a mulher teve todos os cuidados necessários dos profissionais de saúde, e que foi adotado ações apropriadas quando ela deu à luz.

Mas o vídeo mostra o contrário.

Por fim, de acordo com a polícia, Diana foi presa duas semanas antes de ter o bebê por ser acusada de crimes relacionados a roubo de identidade.

Para ver o vídeo, acesse o The Mirror.