Apesar da ameaça de protestos, ônibus operam normalmente em Curitiba
Os ônibus do transporte público de Curitiba estão circulando normalmente nesta segunda-feira (31). Com a mudança para a bandeira vermelha, comerciantes e empresários ameaçaram protestos contra a circulação dos veículos. Entretanto, nesta manhã, não houve registro de manifestações.
Com a bandeira vermelha, a única mudança estabelecida pelo protocolo da Prefeitura de Curitiba é o limite de 50% de ocupação dos veículos. Equipes da RIC Record TV estiveram em duas garagens da capital e em nenhuma delas houve qualquer registro de protesto. No bairro Boa Vista, havia a presença da Guarda Municipal para garantir que os ônibus entrassem em circulação.
Justiça garante ônibus nas ruas
O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) concedeu liminar que garante o funcionamento do transporte coletivo nesta segunda-feira (31) e durante todo o período em que vigorar a bandeira vermelha, prevista no decreto municipal 940/21.
A tutela foi deferida pela juíza substituta de plantão Fernanda Maria Zerbeto Assis Monteiro, que determinou que “manifestantes, movimentos, protestos e indivíduos da sociedade civil e empresarial se abstenham de praticar atos que impeçam a continuidade na prestação de serviços no âmbito do Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros no Município de Curitiba, tanto no dia 31/05/2021 como também enquanto perdurar o estado de emergência de saúde decretado pelo Poder Executivo Municipal”.