Apesar da ameaça de protestos, ônibus operam normalmente em Curitiba

por Guilherme Becker
com informações da RIC Record TV Curitiba
Publicado em 31 maio 2021, às 07h39.

Os ônibus do transporte público de Curitiba estão circulando normalmente nesta segunda-feira (31). Com a mudança para a bandeira vermelha, comerciantes e empresários ameaçaram protestos contra a circulação dos veículos. Entretanto, nesta manhã, não houve registro de manifestações.

Com a bandeira vermelha, a única mudança estabelecida pelo protocolo da Prefeitura de Curitiba é o limite de 50% de ocupação dos veículos. Equipes da RIC Record TV estiveram em duas garagens da capital e em nenhuma delas houve qualquer registro de protesto. No bairro Boa Vista, havia a presença da Guarda Municipal para garantir que os ônibus entrassem em circulação.

Garagens não tiveram bloqueios (Foto: Reprodução/ RIC Record TV)

Justiça garante ônibus nas ruas

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) concedeu liminar que garante o funcionamento do transporte coletivo nesta segunda-feira (31) e durante todo o período em que vigorar a bandeira vermelha, prevista no decreto municipal 940/21.

A tutela foi deferida pela juíza substituta de plantão Fernanda Maria Zerbeto Assis Monteiro, que determinou que “manifestantes, movimentos, protestos e indivíduos da sociedade civil e empresarial se abstenham de praticar atos que impeçam a continuidade na prestação de serviços no âmbito do Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros no Município de Curitiba, tanto no dia 31/05/2021 como também enquanto perdurar o estado de emergência de saúde decretado pelo Poder Executivo Municipal”.