Ópera de Arame recebe adaptação para deficientes

Técnicos da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência fizeram nesta sexta-feira (13) testes de acessibilidade na Ópera de Arame. Representantes do Departamento de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente acompanharam o trabalho.

Durante a visita foi feita a demonstração do elevador portátil para cadeira de rodas standard, a Stair Traic, equipamento que permite uma fácil movimentação do cadeirante em escadas.

Uma das principais vantagens do equipamento é que não há necessidade de qualquer modificação da instalação no aspecto da edificação, pois o elevador é móvel, de fácil transporte e tamanho de uma cadeira de rodas normal.

A Ópera de Arame, um dos principais pontos turísticos e de eventos em Curitiba, já conta com lugares reservados para pessoas com deficiências, assim como vagas de estacionamento, banheiros adaptados e rampas de acesso como determina a NBR-9050.

O equipamento Stair Trac reforçaria as condições de acessibilidade em outros pontos do espaço. A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, através da Câmara Técnica de Acessibilidade, já possui uma Stair Trac, que ficará a disposição dos demais órgãos da Prefeitura.

“O elevador portátil Stair Trac foi desenvolvido para atender as questões de acessibilidade, respeitando as normas de segurança e qualidade. O uso ocorre em locais que não há possibilidade de instalação de rampas para acesso de pessoas com deficiência física ou com mobilidade reduzida”, explica o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Irajá de Brito Vaz .

“O Stair Trac é uma inovação que logo estará disponíveis nos mais diversos segmentos da sociedade, pois sua utilidade é fundamental e o seu custo beneficio baixo. Isso faz com o equipamento se torne indispensável em locais que não possuem acessibilidade ou não tenham como se tornarem acessíveis”, acrescenta o secretário.

14 abr 2012, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando