Paraná e Estados Unidos entram em acordo de cooperação mútua

por Gabriel Albuquerque
Com informações da AEN
Publicado em 17 jun 2021, às 22h18. Atualizado às 22h39.

O Governo do Paraná formalizou nesta quinta (17), o protocolo de intenções para estreitar laços com a Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil. O memorando de entendimento formaliza uma cooperação mútua em diferentes áreas como educação, saúde, ciência, meio ambiente, tecnologia, segurança pública, migração, comércio, agricultura e turismo.

O Governador Ratinho Júnior diz que o Estado avista uma série de possibilidades em áreas essenciais para o desenvolvimento, como infraestrutura, educação, segurança e turismo. Todd Chapman, embaixador norte-americano, elogia a força do Paraná no agronegócio e também na indústria.

O governador reforçou especificamente o interesse em ampliar o alcance de projetos educacionais, especialmente daqueles já em andamento na rede estadual de ensino. Citou o programa de intercâmbio Ganhando o Mundo, além do planejamento para intensificar a oferta de aulas de educação financeira, programação e língua estrangeira, especialmente o inglês.

“A educação é muito importante para nós americanos. O ensino do inglês é uma missão do nosso governo e temos muito interesse em colaborar, seja diretamente ou apontando parcerias com empresas, escolas e universidades dos Estados Unidos”

Todd Chapman, emabaixador norte-americano

Parceria

Outro ponto que será bastante explorado no intercâmbio é a segurança pública, incluindo o controle de entorpecentes, medidas contra o tráfico de pessoas e também administração penitenciária. A região da Tríplice Fronteira, em Foz do Iguaçu, é uma área de colaboração com o governo norte-americano.

Um grupo de trabalho com autoridades e técnicos será criado para desenvolver os projetos de cooperação, assim como discutir boas práticas, serviços, tecnologia e modelos de replicabilidade. O protocolo não envolve a transferência de recursos materiais e tem validade até 31 de dezembro de 2022.

Há na deliberação, ainda, uma preocupação especial com o meio ambiente, especialmente em relação a mudanças climáticas e ações que visem o desenvolvimento sustentável e a redução na emissão de carbono.