Paranaenses podem participar do Hackathon da NASA em outubro
Nos dias 2 e 3 de outubro acontecerá uma edição da Space Apps Challenge, uma maratona de programação online organizada pela NASA, a agência espacial norte-americana. O evento será realizado simultaneamente em 87 países, podendo participar, artistas, designers, engenheiros, empreendedores, pesquisadores, estudantes de todas as áreas, entre outros.
A participação é gratuita e a inscrição é feita pelo site: Campo Mourão, Paraná State – Space Apps Challenge | 2021.
O objetivo deste evento é que por meio da maratona, os participantes resolvam problemas do mundo através de ideias inovadoras, podendo utilizar dados abertos da NASA e de outras agências espaciais, inclusive do Brasil.
O evento conta com a parceria do Sebrae/PR, Prefeitura de Campo Mourão, Idea 5 e sob o guarda-chuva do evento Empreende Week.
“No começo do ano realizamos o pedido para sermos sede do evento. Apresentamos o trabalho que estamos fazendo no ecossistema de inovação e número de startups desenvolvidas nos últimos anos. Por conta dessa movimentação, fomos aprovados para rodar o hackathon em Campo Mourão, o que traz visibilidade para o município”.
comenta o consultor do Sebrae/PR, Michael Douglas Camilo.
Participação
Para participar, é preciso formar equipes para criar as soluções necessárias. A equipe terá entre 9h do dia 2 de outubro e 23h89 do dia 3. O consultor recomenda que o grupo seja multidisciplinar. A solução ganhadora da edição de Campo Mourão será selecionada para a etapa global, que dará ao vencedor o direito de visitar a NASA.
Para o diretor-geral na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão, Eduardo Akira Azuma, o hackathon ajudará a estimular a inovação entre públicos distintos.
“O evento atrai pessoas que não são especificamente da área de tecnologia para pensar inovação. É uma forma de começarmos a furar bolhas e trazer os jovens para criar. Além disso, o evento prestigia nosso município, já que poucas cidades no Paraná vão recebê-lo”.
Comenta Eduardo Akira Azuma.
Na edição de 2020 do Space Apps Challenge, que está completando dez anos, 26 mil pessoas de diversos países desenvolveram novos produtos ou serviços, conforme os desafios propostos pela NASA. O primeiro teve a participação de 2 mil pessoas, em 17 países. O evento cresceu em decorrência da pandemia, com mais de 40 mil participantes, em mais de 80 países, engajados em soluções para causas como a Covid-19.