Parque Barigui ganha passarela subterrânea e nova pista de caminhada

A Alameda Burle Marx, que passa por dentro do parque Barigui, em Curitiba, está liberada ao trânsito. A rua tinha sido temporariamente interditada para a obra da rotatória na avenida Cândido Hartmann e foi finalizada antes do previsto. O parque está recebendo uma série de melhorias, como a construção de uma passarela subterrânea de pedestres, a terceira pista de caminhada e nova pavimentação da avenida.

As três novas pontes na Cândido Hartmann, duas para veículos com sentidos opostos e uma para pedestres, já foram concretadas. As pontes ficarão sobre a passarela subterrânea de pedestres e o lago de contenção de cheias. As escavações da passarela e do lago já começaram a ser feitas. A previsão é entregar as obras no próximo mês de julho.

Mudanças

Entre as pontes, dois vãos proporcionarão iluminação natural dentro da passarela de pedestres, que ficará 70 centímetros acima do lago, terá 6 metros de largura por 2,80 metros de comprimento entre os dois lados do parque. A caminhada ou corrida poderá ser feita de forma contínua pela galeria subterrânea, em segurança, sem a necessidade de parar para atravessar a rua.

A terceira pista de corrida do parque está quase pronta. “Serão dois circuitos, um contínuo e integrado com outro lado do parque através da passagem subterrânea”, destaca o arquiteto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba Mauro Magnabosco, responsável pelo acompanhamento do projeto.

Todo o sistema viário da Cândido Hartmann, desde a rua Aluízio França até a lombada eletrônica, está sendo reformulado com obras que ordenarão do trânsito. Uma rótula está sendo implantada para facilitar a entrada e saída de veículos no parque.

Todas as obras do Barigui têm custo zero para a prefeitura, pois são exigências contratuais previstas no contrato de concessão do Centro de Eventos do Parque Barigui ao consórcio Positivo/J. Malucelli, vencedor da licitação. O consórcio está construindo um novo e moderno Centro de Eventos do parque Barigui.


16 mar 2012, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando