Parque dos Aromas: região de Curitiba ganha versão brasileira do parque

Publicado em 27 set 2019, às 00h00.

Parque dos Aromas é a versão brasileira do “Parc de les Olors” criado pela Dra. Pilar Comes, professora de geografia da Universidade Autônoma de Barcelona. O primeiro parque foi fundado no ano de 2007, e hoje a rede conta com 22 unidades na Região da Catalunha. Mas, agora, o Paraná também terá a oportunidade de receber e cuidar do Parque dos Aromas, confira!

Paraná é escolhido para ganhar novo Parque dos Aromas

parque dos aromas

Visitação no novo parque em São José dos Pinhais. (FOTO: Assessoria)

O Paraná é reconhecido internacionalmente por ter a capital ecológica do Brasil, famosa pela limpeza, organização e por ser vanguarda em iniciativas que promovem a sustentabilidade e a educação ambiental. A vocação natural do estado para a conservação do meio ambiente e a preservação da natureza foi decisiva para a escolha da região metropolitana de Curitiba como a primeira fora da Espanha a receber o Parque dos Aromas. As atividades no local já estão em andamento.

“Os primeiros parques no Brasil estão localizados estrategicamente nos municípios de São José dos Pinhais – no Viveiros Trópica e em Almirante Tamandaré – na Chácara Morro Alto, na Região Metropolitana de Curitiba, em propriedades que combinam suas atividades econômicas com a importância de se preservar e valorizar os espaços verdes”, explica Edicleia Monteiro, responsável pela implantação do Parque dos Aromas no Brasil.

O que o parque oferece à população

parque dos aromas

As atividades do parque já iniciaram. (FOTO: Assessoria)

Parque dos Aromas promove atividades em quatro frentes que são interligadas para formar um ciclo de sustentabilidade e desenvolvimento socioambiental:

  • cultivo;
  • elaboração;
  • experiências;
  • comercialização.

As experiências no parque incluem educação para sustentabilidade, oficinas práticas, horticultura e turismo de experiência.

“A parte educacional do projeto visa também a difusão do conhecimento da utilização das plantas aromáticas com diversas utilidades. Para isso, o Parque dos Aromas tem estrutura para receber escolas da grande Curitiba e outros grupos interessados no potencial das plantas aromáticas”, finaliza Edicleia.

Responsabilidade socioambiental do Parque dos Aromas

Parque dos Aromas é uma iniciativa socioambiental que tem como objetivo contribuir para sensibilizar alunos das escolas públicas para a preservação, utilização dos recursos naturais de forma responsável e o respeito ao meio ambiente. Para isso, o programa conta com o patrocínio da iniciativa privada, oportunizando assim aos alunos uma vivência em atividades pedagógicas que incentivam o bem-estar a partir do cultivo, manuseio e conhecimento das plantas úteis.

parque dos aromas

O parque oferece atividades para envolver os alunos e promover a sustentabilidade. (FOTO: Assessoria)

Lançado em abril, o programa já conquistou o patrocínio de uma empresa para que 500 alunos da rede pública de São José dos Pinhais participem das atividades socioambientais propostas pelo Parque dos Aromas.

A ideia é que, até o final do ano, 1.500 crianças das escolas públicas da região de Curitiba sejam atendidas pelo programa por meio de patrocinadores.

“Para uma empresa se tornar competitiva também precisa gerar ações de responsabilidade socioambiental. Alguns diferenciais são importantes como o cuidado com o meio ambiente em toda a cadeia produtiva e de serviços, a promoção da inclusão social e a participação do desenvolvimento da comunidade em que está inserida”, finaliza Edicleia Monteiro, responsável pelo Parque no Brasil.

Informações sobre o novo parque

Parque dos Aromas – Viveiros Trópica
Endereço: Av. Rui Barbosa, 2354 – Afonso Pena, São José dos Pinhais – PR
Para saber mais sobre o parque e as atividades socioambientais desenvolvidas acesse: www.parquedosaromas.com