Fronteira do Brasil com Argentina é reaberta para passagem de elefanta que viaja ao MT

Publicado em 11 maio 2020, às 00h00.

Fechada há quase 50 dias, por causa do coronavírus, a fronteira do Brasil com a Argentina foi reaberta nesta segunda-feira (11), mas por um motivo especial: dar passagem à elefanta Mara. O animal está sendo transportado para o Mato Grosso (MT), onde vai morar no Santuário dos Elefantes.

O transporte da elefanta passou pela fronteira entre Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, e Puerto Iguazu, na Argentina. A passagem foi permitida apenas para o transporte de Mara, que está sendo escoltada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A elefanta estava no zoológico de Buenos Aires, na Argentina, e está sendo levada para a Chapada dos Guimarães, onde fica o Santuário dos Elefantes. O transporte segue protocolo específico para a proteção da elefanta, que está num compartimento com três metros de altura e de cinco metros de largura. Previsão de chegada no MT é de quarta-feira (13).

Quem é a elefanta Mara?

elefanta-mara-argentina-mato-grosso

Foto: REUTERS/Agustin Marcarian.

A elefanta Mara, que tem aproximadamente 50 anos, nasceu num cativeiro da Índia e foi vendida para outro cativeiro da Alemanha. Logo depois, acabou sendo levada para o Uruguai, onde pertencia ao Circo África e anos depois foi para a Argentina, onde foi do Circo Sulamericano.

O circo argentino faliu e a elefanta foi levada ao zoológico argentino a partir de uma decisão judicial. A elefanta, que é boazinha, passou a ser monitorada permanentemente. Durante o trajeto da Argentina para o Mato Grosso, nem mesmo a alimentação, que é de aproximadamente 100 quilos de verduras e legumes por dia, foi alterada.

Em Buenos Aires, Mara vivia no zoológico desde 1995. Para a transferência, ela passou por alguns processos de adaptação para não se estressar demais na viagem. Veja algumas imagens da elefanta passadas pela RT TV: