‘Passe livre’ para gestantes carentes de Apucarana passa a valer a partir desta quinta (2)

por Ana Clara Marçal
com supervisão de Caroline Berticelli
Publicado em 1 set 2021, às 18h23.

A partir desta quinta-feira (2), as grávidas de Apucarana, no norte do Paraná, atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), não precisarão pagar pelas tarifas do transporte coletivo. A Lei Municipal n° 039/2021 tem o objetivo de garantir que essas mulheres realizem as consultas e o acompanhamento médico, assim como os exames pré-natais e pós-parto.

“Vocês não têm a dimensão do ganho que isso representa para nossas gestantes. Convivo diariamente com a dificuldade financeiras que muitas delas enfrentam para se deslocar até as consultas do pré-natal.”

comemora a coordenadora da Casa da Gestante do município, a enfermeira obstétrica Maria Aparecida das Neves.

A estimativa é que cerca de 700 das 1,5 mil mulheres atendidas pela Casa sejam beneficiadas pela a lei. Cada uma terá direito a 100 passes que podem ser usados por um período de 11 meses. A previsão dos custos da medida é de R$ 300mil/ano.

Como receber o benefício

A grávida precisa ter o registro do Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) atualizado, uma declaração de gestante emitida pela Casa da Gestante e comparecer, com o documento, até o escritório da VAL transportes, que fica na Rua Rio Branco, número 652.