Pedófilo que estuprou menino de 12 anos é solto após colega de cela morrer de coronavírus

por Redação RIC.com.br
com informações do New York Posto
Publicado em 5 abr 2020, às 00h00.

Glenn Christie, de 54 anos, condenado por estuprar repetidamente um garoto de 12 anos, foi libertado do Centro de Tratamento de Massachusetts em Bridgewater, nos EUA, nesta sexta-feira (3), depois que seu colega de cela morreu de Covid-19.

De acordo com o The Mirror, Christie foi condenado por estupro de crianças e agressão a um menino com menos de 14 anos. Ele já havia cumprido sua sentença de prisão pelo crime, mas estava sob custódia por violar os termos de seu período de liberdade condicional de 10 anos. 

“Indivíduos encarcerados geralmente ficam na mesma célula ou unidade e não conseguem manter um distanciamento social adequado. Um juiz deve considerar cuidadosamente não apenas os riscos decorrentes da liberação do réu – fuga, perigo para outras pessoas ou para a comunidade e probabilidade de outros atos criminosos – mas também o risco do  réu morrer ou ficar gravemente doente se for mantido em custódia”, declarou o juiz Ralph Gants, responsável pelo caso. 

Surto de Covid-19 na prisão

A prisão de Bridgewater, onde o homem estava detido, foi atingida por um surto significativo de Covid-19. Pelo menos 23 reclusos e sete funcionários testaram positivo para a doença. Destes, dois detentos morreram

Christie, que usa cadeira de rodas, sofre de doença renal e está sendo testado para câncer já havia tido a liberdade negada. No entanto, o Supremo Tribunal Judicial revisou sua decisão à luz da pandemia, que já matou 8.452 pessoas nos EUA e levou a 311.357 infecções.

A condição para que ele pudesse deixar a prisão foi de que não estivesse infectado pelo novo coronavírus. Assim, após sair o resultado do exame, ele pôde voltar para casa

O advogado do preso, David Rangavis, twittou na sexta-feira que a decisão foi um “alívio inacreditável”. Ele escreveu:

“Existem tantas vidas de mudança para salvar, mas é um alívio inacreditável libertá-lo enquanto parece que ele pode ter se esquivado do surto em andamento em suas instalações”.

Christie pode ter que retornar à prisão para completar sua sentença, caso perca um novo recurso.