Pela primeira vez, Porto de Antonina maneja importação de malte

Publicado em 3 abr 2021, às 19h38. Atualizado em: 16 mar 2022 às 13h42.

Os Terminais Portuários da Ponta do Félix (TPPF) em Antonina, no litoral do Paraná, estão manejando pela primeira vez, neste fim de semana de Páscoa, uma operação de importação carga de malte. O produto, que é a base para a fabricação da cerveja, está sendo descarregado e armazenado no local até seguir ao destino.

São mais de 15.700 toneladas do produto, que vem do Porto Bunbury, na Austrália, e é destinado para uma cervejaria brasileira. A descarga teve início nesta quinta-feira (01), com duração prevista até o dia 04, no domingo de Páscoa. O TPPF tem essa vocação de manejo de cargas especiais, que demandam serviços customizados a cada tipo de produto.

Crescimento das cervejarias

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o crescimento da atividade cervejeira no Brasil está avançando de maneira gradual. A maior concentração de cervejarias no país está nos estados do Sul e Sudeste – com mais de 80% das unidades brasileiras -, se expandido de maneira notável para demais regiões.

“É fundamental que as empresas do setor cervejeiro sejam atendidas com eficiência, recebendo o suporte para a importação da matéria-prima necessária na produção da bebida. O TPPF recebe o malte pela primeira vez e segue oferecendo toda a estrutura exigida para fazer o manejo adequado do produto”, finaliza Birkhan.

Cervejas artesanais paranaenses estão entre as melhores do País – As cervejarias foram premiadas no Concurso Brasileiro de Cervejas 2021, evento que reuniu mais de três mil rótulos brasileiros. O Paraná foi o terceiro colocado em número de medalhas, atrás apenas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. – Curitiba, 26/03/2021 – Foto: Divulgação

Cervejas artesanais no Paraná

Além do crescimento da atividade cervejeira no Brasil, o Paraná também vem se destacando por suas cervejas artesanais. Vinte e três delas foram premiadas durante a 9ª edição do Concurso Brasileiro de Cervejas 2021 (CBC 2021), em Blumenau (SC), no último dia 18.

Clique aqui e conheça mais sobre as cervejas artesanais paranaenses e quais delas foram premiadas. Tem cerveja de leste a oeste do estado no ranking.