Pescador cultiva mamão gigante e precisa convencer amigos de que é verdade

por Bruna Melo
com informações de Ana Contato, da RIC Record TV Londrina
Publicado em 19 jun 2021, às 10h25. Atualizado em: 14 jun 2022 às 17h31.

Dico, morador de Rancho Alegre, norte do Paraná, é conhecido pelos seus “causos” de pescador. Tem gente que não acredita em tudo que ele diz, por isso foi difícil de convencer os amigos de que teria plantado um pé de mamão “mágico”. Aos 70 anos, Jurandir ‘Dico’ da Silva abriu as portas de casa para quem quisesse ver “com os próprios olhos” os mamões gigantes de seu quintal.

Conhecido como “Dico Contador de História” ou “Dico Mentiroso”, como revela Matheus da Silva, filho dele, o paranaense cultiva frutas que ele jura que pesam 15 quilos. Junto com essa história, ele também diz que já ligou um trator usando a bateria de um celular.

“Na hora de vir embora, o trator afogou. Deu aquele apagão, sabe? Fui lá, tirei a bateria do celular meu e funcionou o trator. Falei “agora vocês podem ir embora”. […] O celular ficou dentro da bolsa sem usar, a bateria estava carregada e ainda deu partida no trator”,

conta Dico, para a repórter Ana Contato.

As fotos dos mamões gigantes circularam pela internet. Os moradores de Rancho Alegre duvidaram e virou assunto na cidade. Mas não é que é verdade?

A equipe da RIC Record TV Londrina levou uma balança e verificou que o mamão chega aos 8,3 quilos. Nãos são 15 quilos, como Dico afirmou, mas ainda é um peso impressionante para a fruta. O mamão Formosa, por exemplo, mais comum de ser encontrado à venda, pesa 2,5 quilos.

A história das sementes do mamoeiro mágico é tão impressionante quanto o tamanho do fruto. Dico conta que ganhou de um amigo, há 15 anos. O amigo disse que ele deveria plantar com “muito carinho”. Entretanto, o pescador não acreditou na informação e guardou as sementes. Dez meses atrás, ele encontrou o pacote e resolveu fazer o cultivo.

O pé está carregado de mamões gigantes e impressiona quem passa por ali. Um deles já foi até para Minas Gerais, para a casa de um familiar. Dessa vez, o Dico provou que o que fala é verdade e o mamoeiro está disponível para quem quiser conferir. Assista à reportagem: