Licitações para a construção de calçadas em Chopinzinho teriam sido direcionadas para a empresa de laranjas
Agentes da Polícia Federal cumpriram na manhã desta quarta-feira (5) seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Chopinzinho/PR e Pato Branco/PR. Eles estão relacionados à investigação sobre o direcionamento de licitações realizadas para a construção de calçadas públicas na cidade de Chopinzinho/PR, custeadas com recursos repassados pelo Ministério das Cidades.
De acordo com o que foi apurado, houve direcionamento de contratos da Prefeitura de Chopinzinho/PR para uma empresa de engenharia constituída em nome de “laranjas”. Ela era dirigida por um parente do ex-prefeito da cidade.
Numa primeira licitação, realizada em 2011, a empresa investigada foi a vencedora do certame. O contrato era estimado em quase R$ 500 mil. Logo em seguida, a citada licitação foi anulada por “conveniência administrativa”; o parente do ex-prefeito retirou-se do contrato social da empresa. Posteriormente, ela sagrou-se vencedora numa nova licitação, com preço global de mais de R$ 480 mil. Nesse novo contrato, uma das sócias da construtora também figurou como fiscal administrativa representando a Prefeitura de Chopinzinho/PR.
Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Pato Branco/PR, para cumprimento em quatro residências e três empresas de construção civil.
*Com informações da Polícia Federal