Piraquara recebe programa de castração para cães e gatos na próxima semana

por Gabriel Albuquerque
Com informações da AEN e supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 21 maio 2021, às 21h48.

O CastraPet, Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos, acontecerá em Piraquara entre os dias 25 e 29 de maio, para castrar mais de 700 animais domésticos no município. Em menos de dois anos, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), por meio do Instituto Água e Terra (IAT), esteve presente em mais de 40 cidades. A ação é em parceria com as prefeituras, com recursos do Fundo Estadual de Meio Ambiente e de emendas parlamentares.

Na cidade, o evento aconteceria em março, mas foi adiada devido às medidas restritivas da pandemia. As castrações atenderão a demanda da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e serão beneficiadas as famílias cadastradas no Programa Municipal de Castrações, protetores independentes, além de animais em situação de rua.

Inédita no Brasil, o Estado investiu, até agora, R$ 2,4 milhões oriundos de verbas parlamentares e da própria Sedest (Fundo Estadual do Meio Ambiente), nos municípios onde não houve destinação de emendas dos deputados. A ação começou em 2019 e apenas em 2020, foram castrados quase quinze mil animais no Interior do Paraná. O primeiro ciclo termina em junho, com total de 45 municípios beneficiados.

A próxima etapa já está em andamento e prevê a castração de cães e gatos em 69 novas localidades e segundo o diretor de Políticas Ambientais, Rafael Andreguetto, o programa será permanente.