Polícia Ambiental e IAT identificam criador ilegal de ouriços em Guarapuava; homem foi multado em R$13,4 mil
O Instituto Água e Terra (IAT) apreendeu 57 ouriços-pigmeu-africano, em Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná. Um criador ilegal foi identificado e multado na última terça-feira (7).
De acordo com o IAT, a operação teve apoio da Polícia Ambiental Força Verde. “São animais exóticos, originários da Europa, mas que também existem em outros lugares como Estados Unidos, Ásia, África e Nova Zelândia. Eles eram comercializados sem autorização”, disse a bióloga do IAT Jéssica Jasinski, responsável pelo caso.
Segundo o Instituto Água e Terra, para a criação de animais silvestres, é necessário o Licenciamento Ambiental dos empreendimentos que fazem uso e manejo de fauna nativa ou exótica nascida em cativeiro, conforme a portaria do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
Ainda de acordo com o IAT, o criador ilegal foi multado em R$ 13,4 mil por introduzir espécie animal silvestre exótico no país ou fora de sua área de distribuição natural, sem licença ou parecer técnico oficial favorável. Ele foi encaminhado à 4ª Companhia do Batalhão de Polícia Ambiental e assinou um Termo Circunstanciado. Os animais estão com o IAT.