"É uma pessoa que nos interessa pela sua experiência", diz Bolsonaro sobre Ciro Nogueira na Casa Civil

Publicado em 22 jul 2021, às 09h40. Atualizado em: 21 jun 2022 às 12h29.

Jair Bolsonaro confirmou na manhã desta quinta-feira (22) que o senador Ciro Nogueira (PP-PI), líder do Centrão, deve assumir o Ministério da Casa Civil no lugar do general Luiz Eduardo Ramos na semana que vem. O presidente afirmou que Nogueira pode manter um “diálogo melhor com o parlamento brasileiro”.

“Acertamos os ponteiros. É uma pessoa que eu conheço há muito tempo, então não vamos ter problema nenhum. É uma pessoa que nos interessa pela sua experiência, que pode fazer um bom trabalho”, afirmou o presidente em entrevista à rádio Banda B.

Ramos, de acordo com Bolsonaro, deve passar para a Secretaria-Geral da Presidência, que atualmente é comandada por Onyx Lorenzoni. Já este deverá assumir o novo Ministério do Trabalho e Previdência.

“Nenhuma mudança drástica no meu entender. O que aconteceu no ano passado foi uma política não muito bem conduzida de ‘lockdown’, ‘fique em casa’, ‘a economia a gente vê depois’. Nós tivemos muito trabalho aqui para manter empregos formais. Quando você fecha tudo, essas pessoas que vivem de bico perderam sua renda. Fomos obrigados a apresentar uma alternativa, no caso foi o auxílio emergencial. Mas tem que acabar um dia, porque a nação não tem como suportar a despesa anual. No ano passado, nós gastamos mais do que 10 anos de Bolsa Família, ultrapassou a R$ 300 bilhões o gasto com essa rubrica”, disse Bolsonaro.

“O Paulo Guedes tem um ministério enorme. E ele mesmo concordou com a tirada dessa parte do antigo Ministério do Trabalho para passar para esse novo ministério. Precisamos buscar mais alternativas para atender aos mais desassistidos. Pretendemos, sim, ter um novo Bolsa Família a partir de novembro de R$ 300. Esse ministério vem para ajudar, não vamos criar cargos”, completou.