Ponta Grossa registra um caso de H1N1

A Secretaria Municipal de Ponta Grossa registrou neste fim de semana um caso da gripe A (H1N1). O paciente, cuja identidade não foi revelada, está em tratamento e passa bem. Diante da evolução benéfica, recebeu alta e já se recupera em casa. Este é o primeiro caso registrado de gripe H1N1 em Ponta Grossa desde dezembro de 2010. A Secretaria de Saúde se mantém alerta a qualquer suspeita de novos casos e está preparada para o controle.
É importante também que os pontagrossensses fiquem atentos aos sintomas da doença, como febre, dor de cabeça, tosse, dor de garganta e diarréia. Esse cuidado vale principalmente para pessoas que retornaram do exterior nos últimos dez dias. Caso os sintomas apareçam, a Prefeitura de Ponta Grossa recomenda que as pessoas entrem imediatamente em contato com o serviço público de saúde mais próximo para as orientações necessárias.
Outra recomendação da Secretaria de Saúde de Ponta Grossa é que as pessoas mantenham os cuidados para evitar o contágio da gripe H1N1, evitando lugares fechados, mantendo os ambientes ventilados e, principalmente, lavando as mãos. A forma mais comum de contágio da gripe A é através das mãos, portanto, o mais importante para prevenir é lavar sempre as mãos e evitar levá-las aos olhos, nariz e boca após tocar em superfícies ou cumprimentar alguém.

Ficar atento aos sintomas:
– Febre
– Dor de cabeça
– Dor de garganta
– Tosse
– Diarréia

Como prevenir:
– Evitar lugares fechados
– Evite locais de aglomeração de pessoas
– Mantenha os ambientes ventilados
– Lave sempre as mãos

5 jun 2012, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando