Foto: Reprodução/Facebook

Médicos atestaram, nesse sábado (17), a morte encefálica de Loir Dreveck (PMDB), vítima de atentado a tiros

O prefeito eleito de Piên, Loir Dreveck (PMDB), morreu no hospital São José, em Jaraguá do Sul (SC), três dias após ser baleado em um atentado na rodovia PR-420, divisa entre os Estados do Paraná e Santa Catarina. Ele foi sepultado no início da tarde deste domingo (18), no Cemitério Municipal de Piên, a 80 km de Curitiba. Centenas de moradores da cidade lotaram o local para acompanhar o enterro.

A esposa do político usou sua página no Facebook para comunicar a morte e agradecer pelas orações. “Foi uma multidão de pessoas amigas rezando pelo Loir e por todos nós da família. E agora é com o coração sangrando que informo que o meu Loir Dreveck, o nosso prefeito, já se encontra na presença de Jesus. Tenhamos muita força nestas próximas horas que vamos dar o nosso Adeus a ele”, escreveu Patricia Dreveck.

Leia Mais

Candidato a prefeito é morto durante cortejo eleitoral em Goiás

O atual prefeito de Piên, Gilberto Dranka, comentou o falecimento de seu sucessor: “Ele foi uma pessoa da paz e sempre de bons conselhos, alguns deles carrego comigo até hoje, sem dúvidas é uma grande perda para nosso município, toda a cidade está desolada e torcemos para que logo descubram quem foi o autor desta barbárie, minhas condolências a toda a família de nosso amigo”.

O corpo do político está sendo velado no salão paroquial da Igreja Matriz da cidade até o meio dia de hoje, quando será realizada uma missa no Santuário Nossa Senhora das Graças. O sepultamento de Dreveck está marcado para as 13 horas, no Cemitério Municipal de Piên.

Atentado

Ele sofreu um atentado na última quarta-feira (14), quando fazia uma viagem para resolver problemas com documentação pessoal e de suas filhas em Itajaí. Quase na divisa entre os municípios de Piên e Campo Alegre, um motoqueiro, ainda não identificado pela polícia, alvejou o carro em que Loir se deslocava com quatro tiros, dois deles feriram gravemente o prefeito na cabeça.

Dreveck foi levado para o hospital Sagrada Família, na cidade de São Bento do Sul, no Estado de Santa Catarina, distante aproximadamente 20 km do local onde aconteceu o atentado, e logo depois foi transferido para o hospital São José, na cidade de Jaraguá do Sul, para a realização de cirurgia.

No entanto, na tarde desse sábado (17), os médicos constataram que não havia mais possibilidade de recuperação do prefeito e atestaram morte encefálica dele.

Carreira pública

Loir Dreveck tem uma longa carreira no serviço público do município de Piên. Ele foi secretário de Administração da Prefeitura entre os anos de 1997 a 2000. Em 2001, Dreveck assumiu o cargo de vice-prefeito, juntamente com Francisco Marques, onde permaneceu até o ano de 2008. Em 2009, Dreveck tornou-se secretário de Planejamento e ficou à frente da pasta até 2016.

Em outubro deste ano, ele venceu a última eleição municipal em Piên com 50,71% dos votos. A cidade tem pouco mais de 12 mil habitantes, conforme o Censo do IBGE de 2015. Ele derrotou o candidato João Padeiro (PSDB) por uma diferença de apenas 119 votos.