Preso por tráfico, vereador é empossado de dentro da cadeia no Paraná
Um vereador preso por tráfico de crack, Diogo Canata (PL), foi empossado nesta quarta-feira (13), em Alvorada do Sul, no norte do Paraná. A cerimônia, transmitida por videoconferência, aconteceu de dentro da cadeia, em Bela Vista do Paraíso, também na região norte do estado.
Diogo Canata foi foi reeleito com 251 votos, o quarto mais votado da cidade, que tem 11 mil habitantes. A posse foi realizada por determinação da Justiça.
Canata, que está no terceiro mandato, foi preso em julho do ano passado em uma operação do Ministério Público do Paraná. Ele foi flagrado com armas e mais de 30 quilos de crack. O vereador é suspeito de comandar o tráfico de drogas na cidade.
A grave suspeita, no entanto, não o impediu de concorrer nas eleições do ano passado. Como ele ainda não foi condenado, não é considerado ficha suja e pôde se candidatar normalmente.
Apesar de oficialmente empossado, o vereador não vai assumir as funções. Como continua preso e não poderá participar das sessões, Diogo Catana pediu uma licença e poderá ficar afastado por até quatro meses, tempo em que ficará sem receber o salário de R$ 4,8 mil.
Se o parlamentar não for solto até o fim deste período de afastamento, a Câmara Municipal de Alvorada do Sul poderá convocar o suplente para assumir no lugar dele.