Primavera começa com previsão de chuvas abaixo da média no Paraná

por Mônica Ferreira
Com informações da AEN e supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 22 set 2021, às 22h03.

A primavera já começou neste 22 de setembro e com ela a estiagem continua, pois o Paraná ainda terá um baixo índice de chuva na região nos próximos meses, atingindo dois terços do território paranaense.

Informações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a crise hídrica deve se manter e a Sanepar alerta que a cooperação da população fazendo o uso racional da água continua fundamental neste momento. 

Estiagem

O Estado vive a pior estiagem das últimas décadas e várias regiões, incluindo a Capital, passam por racionamento de água, com o rodízio no fornecimento. No interior do Estado seis municípios estão com o abastecimento em dias alternados e 19 cidades em situação crítica.

“Atualmente, dois terços do território do Paraná continuam sob o fenômeno da estiagem. A região Leste está se recuperando, mas precisa de muita chuva para voltar à normalidade. Isto significa que a estiagem está distribuída ao longo do Estado, com mais força na Região Sudoeste”, destaca o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar,

Julio Gonchorosky.

Previsão

Caminhando para o fim do mês, outubro vem com chuvas dentro da média ou um pouco acima, mas em novembro diminuem e a situação voltará a ser crítica.