Primeira tripulação civil entra em órbita a bordo da espaçonave da SpaceX

Publicado em 16 set 2021, às 08h50. Atualizado às 08h51.

Por Julio-Cesar Chavez e Steve Gorman

CABO CANAVERAL, Flórida (Reuters) – Um bilionário executivo de uma empresa de comércio eletrônico e três cidadãos menos abastados decolaram do Estado norte-americano da Flórida na quarta-feira a bordo de uma espaçonave da SpaceX e entraram em órbita, a primeira tripulação exclusivamente civil a circundar a Terra do espaço.

O quarteto de viajantes espaciais amadores liderado pelo norte-americano Jared Isaacman, fundador e presidente-executivo da empresa de comércio eletrônico Shift4 Payments, partiu pouco depois do por do sol do Centro Espacial Kennedy do Cabo Canaveral.

Uma transmissão do lançamento feita pela SpaceX mostrou Isaacman, de 38 anos, e seus colegas de tripulação Sian Proctor, de 51 anos, Hayley Arceneaux, 29, e Chris Sembroski, 42, na cabine pressurizada da cápsula branca reluzente Crew Dragon, batizada de Resilience, vestidos com trajes de voos branco e pretos e capacetes.

Todos fizeram sinal de positivo quando a cápsula disparou pelo céu noturno no topo de um do foguetes reutilizáveis Falcon 9 da SpaceX. Equipada com um domo especial de observação, ao invés da portinhola de atracamento costumeira, a Crew Dragon entrou em órbita quase 10 minutos depois da decolagem ocorrida às 20h03 locais.

Depois de se separar da metade superior da espaçonave, o propulsor do primeiro estágio do foguete partiu de volta para a Terra e pousou com segurança em uma plataforma de lançamento flutuante no Atlântico, instalada em um navio-drone batizado espirituosamente de Simplesmente Leia s Instruções.

Em meio a comemorações no centro de controle de missão da SpaceX quando a espaçonave chegou a quase 200 quilômetros de altitude, Isaacman leu um comunicado agradecendo aqueles que possibilitaram uma jornada “até o limiar de uma fronteira empolgante e inexplorada, onde poucos estiveram antes e muitos estão prestes a seguir”.

“A porta está aberta agora, e é realmente incrível”, disse.

Depois de três horas, a cápsula havia atingido a altitude orbital de cruzeiro final de pouco mais de 585 quilômetros – acima da Estação Espacial Internacional e do Telescópio Espacial Hubble e o mais longe que qualquer humano já voou acima da Terra desde que o programa lunar Apollo da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) terminou em 1972, de acordo com a SpaceX.

Àquela altura, a Crew Dragon estava circundando o globo uma vez a cada 90 minutos a uma velocidade de cerca de 27.360 quilômetros por ora, ou aproximadamente 22 vezes a velocidade do som.

(Reportagem adicional de Steve Gorman em Los Angeles)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH8F00J-BASEIMAGE