Conheça a história do primeiro acidente fatal de carro

Publicado em 10 set 2019, às 00h00.

Você sabe qual é a história do primeiro acidente fatal de carro? Registrado há 150 anos, o acidente foi responsável pela morte da cientista Mary Ward, de 42 anos, que morreu logo depois de cair de um veículo e ser atropelada por ele.

Primeiro acidente fatal de carro matou a cientista Mary Ward

Mary Ward era uma mulher à frente do seu tempo: cientista, criava filhos sozinha, além de publicar pesquisas inovadoras. Era astrônoma, microscopista e artista.

O acidente que marcou o fim de sua história aconteceu em 31 de agosto de 1869. Na época, Ward precisava de descanso e resolveu tirar férias no castelo de seu primo, a oeste de Dublin, na Irlanda.

No local, Mary foi convidada a dar um passeio de automóvel. Na época, carros eram considerados brinquedos grandes, itens de luxo.

Mary Ward

Foto: Reprodução/Age of Steam

Graças às regras de velocidade em cidades (2 km/h), muitos de seus donos os usavam no campo, onde era possível andar a até 6 km/h.

Entretanto, em um desses passeios no campo que Mary morreu. Conforme informações, tudo aconteceu em uma curva acentuada, quando ela caiu do veículo e acabou esmagada pelas rodas.

Mary chegou a ser atendida por um médico local, mas seu pescoço estava quebrado e a fratura se revelou fatal.

Logo depois do tráfico acidente, Mary foi homenageada em diversas instituições de ensino  que relembrou sua vocação para as ciências  — ela começou a colecionar borboletas aos três anos, e aos oito localizou o cometa Halley com um telescópio.