Você sabe qual foi o primeiro jornal do Brasil? Confira detalhes sobre a publicação que completa 211 anos em 2019

Publicado em 10 set 2019, às 00h00.

Você já ouviu falar no primeiro jornal do Brasil? Há exatamente 211 anos, no dia 10 de setembro de 1808, nasceu o Gazeta do Rio de Janeiro, o jornal impresso que marcou o nascimento da imprensa no Brasil.

Como foi a primeira edição do Gazeta do Rio de Janeiro?

Amsterdã, Londres e Espanha estamparam a capa da primeira edição do Gazeta do Rio de Janeiro. Apesar de abordar assuntos variados, o jornal apresentava principalmente notícias importadas de outros países. A primeira matéria impressa no Gazeta do Rio de Janeiro exibia o relato de dois navios americanos impedidos de chegar aos portos da França.

Primeiro jornal do Brasil

FOTO: Imprensa Nacional

O primeiro exemplar foi exibido em um sábado, e assim as impressões passaram a ser distribuídas nas quartas-feiras e também nos sábados. Algumas edições urgentes eram impressas conforme a necessidade do assunto.

No total, o Gazeta do Rio de Janeiro publicou 1.791 edições durante os 14 anos em que existiu. A última impressão do primeiro jornal foi feita no dia 31 de dezembro de 1822. Durante a permanência de Dom João VI no Brasil, o jornal foi o veículo oficial do governo português no país. Apesar de altamente censurado pelo próprio Dom João VI, o Gazeta do Rio de Janeiro revolucionou o jornalismo no Brasil.

Anúncios curiosos nas páginas do primeiro jornal do Brasil

Os anúncios que eram exibidos no primeiro jornal impresso chamam atenção de quem o lê hoje. Por exemplo, anúncios de escravos à venda eram comuns no Gazeta do Rio de Janeiro. Além disso, similar aos anúncios de carros nos jornais atuais, carruagens à venda também apareciam. Ofertas de moradas eram comumente exibidas no jornal.

Anúncio do primeiro jornal

FOTO: Blog da Biblioteca Nacional

Saiba quem foi o primeiro jornalista profissional do Brasil

Tendo estreado o jornalismo impresso no país, o Gazeta do Rio de Janeiro também empregou o primeiro jornalista profissional do Brasil. Assim, Manuel Ferreira de Araújo Magalhães se tornou uma figura emblemática e importante para a imprensa nacional. Antes dele, o jornal era editado pelo frei português Tibúrcio José da Rocha. Além disso, o jornalista publicou a primeira revista brasileira, O Patriota.

A reprodução do primeiro exemplar do jornal é exibido no saguão de entrada da Imprensa Nacional.