Produção de hortaliças no Paraná cresce 80% em dez anos
A produção de hortaliças no Paraná cresceu cerca de 80% em dez anos. Além de soja, milho e trigo, o estado também passou a se destacar no cultivo das hortaliças.
Produção de hortaliças no Paraná cresceu
De acordo com dados do Departamento de Economia Rural (Deral), em dez anos a produção da olericultura cresceu 82%.
Em primeiro lugar foram 3,12 milhões de toneladas em 2017, ante 1,71 milhão de toneladas em 2007. Os dados do ano passado ainda estão sendo contabilizados.
Além disso, as principais produções do estado são batata, mandioca, repolho, tomate, alface, cebola, cenoura e beterraba.
Portanto, esses oito alimentos representantes de 73% do total produzido da olericultura paranaense que, em 2017, registrou um Valor Bruto da Produção Agropecuária de R$ 3,29 bilhões.
Bom desempenho dos produtores
O bom desempenho dos produtores é apenas um dos fatores a fim de contribuir para este aumento.
Em seguida, segundo Carlos Alberto Salvador, engenheiro agrônomo do Deral, a organização dos produtores, o investimento em novas tecnologias de manejo e o apoio do governo também contribuíram para o aumento.
“Damos assistência técnica aos 399 municípios paranaenses, acompanhando o agricultor em suas demandas, na escolha de produtos e nos cuidados com o solo”, afirmou o engenheiro.
Assistência
Diante disso, parte do apoio é prestado pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) por meio do Projeto Olericultura.
O objetivo é organizar a produção e os produtores de hortaliças; além de incentivar o cultivo de alimentos seguros sem agrotóxicos; promover a geração de renda para agricultores; e colaborar com a comercialização dos produtos por meio de pesquisa de mercado e canais de comercialização.
15 mil produtores rurais são atendidos pelo projeto
No paraná, quase 15 mil produtores rurais são atendidos pelo projeto.
De acordo com o coordenador de olericultura do regional de Curitiba, João de Ribeiro Reis Junior a expectativa com esse trabalho é grande.
“Estamos produzindo alimentos cada vez mais limpos e com menor impacto ambiental possível, gerando ainda mais renda para o agricultor”, disse João.
Abrangência
A área cultivada com hortaliças no Paraná gira em torno de 123,5 mil hectares. As regiões sul e norte do Paraná são os principais polos do estado.
Por fim, o volume produzido no sul foi 2,11 milhões de toneladas (63%) seguido pelo norte, com 652,7 mil toneladas (26%).