Projeto Jovem Empresário: série mentores com Rodrigo de Alvarenga

Comunidade Empreendedora

Na série mentores do Projeto Jovem Empresário descubra um pouco mais do perfil empreendedor Rodrigo de Alvarenga, CEO da Hag Group

Rodrigo de Alvarenga é empresário e CEO da Hag Group, mas não gosta de falar muito dele mesmo. Tanto que para conseguirmos uma descrição um pouco melhor do empresário fora do contexto profissional, ficamos com as palavras de sua sócia e esposa: “Cristão convicto que ama a Deus acima de tudo, sua família e as pessoas. Acredita que o que é certo é certo e o errado é errado e essas coisas não mudam de lugar conforme nossas conveniências, apenas nós! Defende o que acredita ser certo, custe o que custar. Apaixonado pelo que faz, otimista não importa quão difíceis sejam as circunstâncias, perfeccionista, tímido, reservado, muitas vezes sério demais e muito curioso. Gosta de aprender, é feliz e muito agradecido.”

Empreendedor nato, Rodrigo carrega consigo a combinação de ter um espírito transformador, ser estrategista, líder servidor e um empreendedor focado em impacto. Não é a toa que seu foco não muda, ao longo de sua trajetória empreendedora, Rodrigo acumula participações em empresas de impacto e atua como mentor do Projeto Jovem Empresário, é investidor anjo e também professor.

Rodrigo tem uma visão muito crítica para deixar para o novo empreendedor, ele acredita que “… não mudaremos o Brasil sem mudar nosso modelo mental, essencialmente mudar as pessoas e a forma como elas enxergam o mundo e interagem com ele. Precisamos de protagonistas, pessoas mais colaborativas e que empreendam suas vidas com ou sem a abertura de empresas, sempre impactando as vidas de outras.”

Mas não foge da responsabilidade não. Sabe que para mudar o mindset é necessário pessoas que estejam a frente desta transformação, “… nós empresários, líderes, professores, mentores, precisamos contribuir com essa mudança através do nosso envolvimento e do tempo dedicado a contribuir com o desenvolvimento de novos líderes, empreendedores, empresários.” É muito legal ver como Rodrigo é engajado.

Para ele o empreendedorismo será uma das principais molas propulsoras da transformação da visão, modelo mental e da cultura, permitindo que ousemos fazer diferente para construir o país que queremos ver. E nesta linha, o propósito é que vai funcionar como combustível que alimenta os protagonistas ao longo da jornada. Para ele, é possível dissociar esse protagonismo de uma estratégia de condução do país ou de nossas vidas diante do cenário nacional e internacional que se apresentam.

Como Empresário, está sempre em busca de novos negócios que possam contribuir

para fomentar o empreendedorismo, abrindo espaço em sua empresa para o desenvolvimento de novos empreendedores, contribuindo com seu tempo e experiência, contratando como fornecedores empresas e startups que estejam antenadas e oferecendo soluções mais inovadoras. Arrojado, sua empresa ainda pode mais: “Adicionalmente, podemos investir, patrocinar, apoiar o desenvolvimento e educação de uma nova geração de empreendedores para mudar a cara do Brasil.”. O que Rodrigo quer é transformação.

Com toda sua experiência, Rodrigo deixa uma importante dica para os novos empreendedores:

“Esteja preparado para uma jornada de longa duração, entenda o seu perfil e como você pode contribuir para a construção da sua empresa, mas ainda mais atento a suas deficiências para compreender melhor os perfis dos quais precisa para ter um time equilibrado e capaz de oferecer uma “boa luta”. Seja resiliente, mantenha o propósito, invista no engajamento das pessoas e tenha amor e tesão pelo que está fazendo.”

Saiba mais sobre as experiências de quem empreende. A Comunidade Empreendedora tem os melhores mentores com as melhores experiências para compartilhar com você. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. E aproveite, quanto mais você trabalhar pelo seu negócio, maior será a sua recompensa.

21 nov 2018, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando