Quase 9 mil empresas solicitaram auxílio emergencial no Paraná

por Caroline Maltaca
com informações da AEN
Publicado em 14 jun 2021, às 20h13.

O portal do Governo do Estado para consulta ao auxílio emergencial a empresas começou a funcionar a menos de uma semana e já registrou cerca de 11.707 cadastros. Desse número total, 8.757 são exclusivamente de pedidos do benefício, sendo 6.263 para microempreendedores individuais (MEI) e microempresas sem a inscrição e 2.494 microempresas com inscrição. De acordo com o Estado, tais pedidos representam um total de R$ 3,75 milhões em auxílio.      

Microempresas de segmentos específicos cadastradas no Simples Nacional e registradas até 31 de março, microempresas incluídas nestes setores sem inscrição estadual e MEIs podem se cadastrar no site. Os interessados têm até dia 10 de agosto para a realização do cadastro. 

A intenção é beneficiar 124 mil pequenas empresas ativas no Estado. Pela legislação aprovada, apenas microempresas e microempreendedores individuais com sede no Paraná fazem parte da relação de beneficiários. Pessoas físicas não têm direito.

Lembrando que não são todas as empresas que poderão receber o benefício. Ao todo, 27 setores relacionados na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) serão atendidos.

A lei que criou o programa de auxílio emergencial às empresas foi sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior no dia 26 de maio. A iniciativa é um esforço do Estado para manter a economia aquecida e amenizar o impacto das medidas restritivas para o combate ao coronavírus em segmentos mais afetados.

Forma de pagamento

O aplicativo Auxílio Emergencial PR destinado à consulta e ao resgaste do benefício já está disponível para download pelas lojas da Google Play e App Store. O crédito financeiro do auxílio emergencial será ofertado na plataforma digital, a todos os empresários enquadrados, até o dia 20 de cada mês.

Saldo que entrará na conta bancária indicada até o dia 30 de cada mês, desde que solicitados até o dia 25 do mês corrente – solicitações de resgates feitas após essa data terão o valor disponibilizado até o dia 30 do mês seguinte.