Que preguiça boa! Salamandra bizarra não se mexe há 7 anos

por Gabriel Azevedo
com informações do R7
Publicado em 5 fev 2020, às 00h00.

As salamandras Olm são bastante raras e possuem hábitos que ainda intrigam os cientistas. Um exemplar da espécie, estudado por um grupo de pesquisadores, está no mesmo local e na mesma posição a 2.569 dias, ou sete anos.

A descoberta foi feita em uma caverna subaquática da Bósnia e Herzegovina, onde os hábitos de 19 salamandras estão sendo estudados ao longo do tempo

Oito anos de mergulhos foram o bastante para descobertas estranhas: elas se mexeram, em média, 5 metros ao longo de todo esse tempo. A mais ativa se mexeu 38 metros em apenas 230 dias, Praticamente uma nômade.

A mais preguiçosa ficou parada sete anos. Esse hábito de se mexer pouco envolve economia de energia. O único momento em que com certeza elas se vão se mexer é o do acasalamento: uma vez a cada 12,5 anos.

Fora o hábito de se mexer o mínimo possível, pouco se sabe sobre elas. Apenas que comem pequenos crustáceos. Gábor Herczeg, da Universidade Eötvös Loránd, em Budapeste (Hungria), e co-autor do estudo, foi sucinto em uma entrevista ao Journal of Zoology: “Não conhecemos os hábitos dessas criaturas”.

Estas salamandras podem viver mais de 100 anos.