REAL SITUAÇÃO
MINUTO DO RIVA: SESA NÃO TEM MAIS KIT DE INTUBAÇÃO EM ESTOQUE
O Secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, tem sido muito transparente e equilibrado durante a pandemia.
Nesta segunda, em entrevista ao Paraná no Ar, o foi mais uma vez. Tocou em 3 pontos sensíveis:
1 – estamos reserva técnica de sedativos e neuromusculares;
2 – compra de novos kits seria feita na Argentina, não vem por problemas diplomáticos;
3 – vacinas que chegaram ao Paraná correspondem a proporção de idosos que temos, em relação à população nacional, governo do estado pressiona para vir mais.
O que significa reserva técnica? Não há mais estoque. A partir de hoje, hospitais e SESA contingenciam os excedentes, ou seja, quem tem passa para que os que estão em falta. Quanto tempo essa reserva dura? Não há como prever.
O pedido é por 37 mil kits ao Ministério da Saúde. Enquanto isso, os gestores dos estados foram atrás de fabricantes argentinos de neuromusculares e sedativos. As compras estavam fechadas e seriam enviadas, mas, no meio do caminho, “problemas diplomáticos” ( governo federal e Itamaraty) fizeram com o negócio fosse “melado”. O que de fato aconteceu, ainda não existe a informação oficial.
Com relação às vacinas, há uma forte pressão para mais doses. Temos a quinta população do Brasil e somos 4ª/5ª nacional, o que conclui que deveríamos ter a mesma proporção de imunizantes.
Estamos batendo cabeça. Faltam vagas em UTIS e, sequer, temos um protocolo do ministério relatando como proceder no casos. A orientação a seguida tem vindo da Sociedade Brasileira de Medicina Intensiva, que não é órgão público, e sim uma respeitada ordem classista.
Era isso.
Seguimos. Vamos juntos!
Sorte e paz!
Me siga nas redes sociais: @rivarolioficial (insta) / @rivarivaroli (outras redes)