Receita Federal apreende quase uma tonelada de cocaína no Porto de Paranaguá

Publicado em 7 nov 2021, às 11h26. Atualizado em: 16 mar 2022 às 14h42.

A Receita Federal realizou duas apreensões de cocaína neste sábado (06) no Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná. As cargas, que juntas somaram cerca de 800 Kg de droga, teriam como destino os portos de Antuérpia na Bélgica, e Algeciras na Espanha. 

De acordo com o órgão, o método utilizado foi o do ripon rip off, quando a droga é enviada sem o conhecimento do exportador. As cargas lícitas de ambos os contêineres eram de compensados de madeira. Durante a operação foi utilizado o cão de faro Falcon, da raça pastor belga malinois, que auxiliou na localização da droga. 

Em uma das apreensões foram localizados diversos equipamentos que seriam utilizados para o descarregamento da droga na Europa. Coletes salva vidas, corda, mosquetões, um rastreador de GPS e bolsas flutuantes faziam parte do carregamento.

Em 2021, a Receita Federal já realizou 22 apreensões de cocaína no Porto de Paranaguá, totalizando 4.358 kg de cocaína. Em razão do aumento das apreensões, o órgão intensificará as fiscalizações neste final de ano nos portos.