Record TV e Grupo RIC têm dia de mergulho na estratégia comercial
O alto escalão da equipe comercial da Record TV aceitou o convite do Grupo RIC para um dia de imersão e debate sobre os cenários e estratégias que vão nortear o planejamento do conglomerado paranaense de comunicação em 2022. O CEO do Grupo RIC, Leonardo Petrelli reforçou a importância da troca de conhecimento e experiência que fortalece o argumento de vendas para o mercado anunciante. O superintendente de Rede da Record TV, André Dias, ressaltou a força do aproveitamento do conteúdo nacional sendo comunicado e engajado na programação local das emissoras.
Em formato híbrido, O “Record TV em Dia” reuniu diretores e executivos dos dois grupos presencialmente em Curitiba, e por transmissão online em São Paulo, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu. Os participantes do evento contaram com uma mensagem especial do vice-presidente Comercial da Record TV, Walter Zagari, que destacou a importância da Record TV para o mercado como um grupo de comunicação multiplataforma.
“O que nos diferencia é apenas o sotaque”
O diretor de Comercialização da Record TV, Wagner Constantino Martins, disse que o evento contribuiu para a retomada das interações entre as equipes. “As dores dos nossos mercados são muito semelhantes. Todos os negócios passam por disrupção e o meio televisão não é diferente. Vamos transpor os desafios à medida que a gente interagir e integrar as soluções para os nossos clientes. Passamos o dia discutindo essas soluções e essa é uma experiência que pode ser replicada em outras praças porque o que nos diferencia é apenas o sotaque.”
Entre os grandes desafios a serem enfrentados e que dominaram boa parte dos debates estão a acirrada disputa pela atenção da audiência, que está pulverizada entre variados interesses, e a pulverização dos investimentos publicitários. “A troca de experiências nos dá a certeza de que o foco é cada vez mais em soluções completas e multiplataformas para o cliente. A Record nos trouxe cases de sucesso em que por vezes a última preocupação era vender mídia, e sim dar resultado para o cliente. Isso nos elucida muito para o futuro próximo, principalmente nesse momento em que estamos às vésperas de iniciar o planejamento estratégico do Grupo RIC”, disse o diretor de Mercado, Marcelo Requena.
Troca de boas práticas é fundamental
A dinâmica de apresentações e debates colocou em alinhamento toda a equipe comercial da Record TV e do Grupo RIC – que tem a maior rede de emissoras afiliadas da Record, com 720 horas mensais de programação própria. “A RIC e a Record são parceiras há mais de 25 anos e essa troca de boas práticas é fundamental para nos anteciparmos às tendências do mercado nacional. Saímos daqui fortalecidos e com um grupo coeso, preparado para continuar crescendo nos índices que a gente precisa. Receber o board da Record TV em Curitiba foi um privilégio e uma mostra do quanto nos respeitam e nos apóiam”, disse Leonardo Petrelli.
Também participou do evento a diretora de Marketing e Planejamento da Record TV, Sabrina Salgado, que falou sobre a importância de ouvir o público. São mais de 120 horas de conteúdos originais sendo transmitido em todo o Brasil. “É se tornar pauta do dia a dia das pessoas.” Orlando Xavier, diretor Comercial de Rede, trouxe números que demonstram a elasticidade da rede de emissoras da Record TV no Brasil, com 108 emissoras, sendo 51 emissoras na tabela, ou seja, são 340 programas locais, com pelo menos sete programas por emissora.
Com a Diretora de Integração Marcas e Conteúdo, Paola Gigante, os convidados puderam aprender e trocar diversos insights sobre a importância de entender o seu interlocutor com a construção da narrativa adequada para cada um. A gerente de Marketing da Record TV, Tânia Fonseca, trouxe números robustos que traduzem o sucesso dos produtos da Record TV, e o gerente Comercial do R7, Rodolpho Pera, apresentou dados comerciais do portal R7.