Resiliência Empreendedora!

CE

Empreendedor é o primeiro a entrar e o último a sair. Trabalha sábados, domingos, feriados e madrugadas. E apesar de tudo é quem mais acredita no seu negócio. Sabe o que é isto? Resiliência Empreendedora.

A fibra e a garra do empreendedor sempre são destaques quando se fala em novos negócios, novos empreendimentos, novas ideias. Mais do que a motivação e a força de vontade, o empreendedor precisa de resiliência. Mas você sabe o que é resiliência empreendedora? Veja o que o projeto Jovem Empresário tem para colaborar com você.

Resiliência é uma palavra que tem vários sentidos. Na física, é a capacidade de um corpo retornar ao seu formato original após ter sido submetido a uma deformação elástica. No sentido figurado é a capacidade de se adaptar às mudanças. Já para a psicologia, é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas e superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas. Veja que são todos sentidos que demonstram força e superação.

Para o empreendedor, resiliência é muito mais do que somente força e superação. Na maioria das vezes o empreendedor não está em situações adversas, mas geralmente está em situações que não tem a menor perspectiva para qual caminho que o levará. Mas mesmo assim tem que demonstrar força e superação para enfrentar o desconhecido.

E neste cenário onde as inovações tecnológicas transformam a realidade num piscar de olhos, o que hoje é a última tecnologia do momento, amanhã já pode nem existir mais. A resiliência empreendedora precisa ter uma dose extra de adaptabilidade e versatilidade, entender as transformações que estão acontecendo, abandonar as ideias atuais e saber adaptar esta nova perspectiva as suas ideias e o seu negócio.

Outra característica predominante na resiliência empreendedora é a capacidade de não desistir enquanto não atingir o objetivo que se propôs em cada meta. Para novos negócios isto significa ter que recriar o mesmo negócio várias vezes até acertar a fórmula que dará certo.  Enquanto não der certo, não terá um empreendedor realizado.

A resiliência empreendedora não é um processo fácil não, mas a receita para grande parte dos empreendedores é mostrar muita determinação e uma alta capacidade de ser criativo frente as dificuldades, redefinir paradigmas e processos, buscando uma proposta de valor que vai sanar as dores do cliente.

A resiliência empreendedora é uma característica obrigatória para um novo empreendedor? Certamente, e as estatísticas não mentem. Muitos empreendedores desistem de seus negócios antes de concretizar o MVP, porque o negócio ficou muito difícil e começou a tomar muito tempo. Então, lembre-se, quem tem resiliência empreendedora não desiste na primeira dificuldade.

Seja resiliente e aproveite as oportunidades do ecossistema empreendedor. A Comunidade Empreendedora tem os melhores empreendedores com as melhores experiências para compartilhar com você. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. E aproveite, quanto mais você trabalhar pelo seu negócio, maior será a sua recompensa. Siga nossa Trilha do Sucesso e torne-se um empreendedor de destaque.

18 mar 2019, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando