O fundador e presidente emérito do Grupo RIC, Mário Petrelli, 78 anos, recebeu na noite desta quarta-feira (02) o título de Cidadão Honorário de Londrina. Na mesma cerimônia, a RICTV – TV Independência Norte do Paraná recebeu a Comenda Ouro Verde. Participaram da cerimônia o coordenador da Região Metropolitana de Londrina, Victor Hugo Dantas, representando o governador Beto Richa, o secretário de Estado da Comunicação Social, Marcelo Cattani, diretores do Grupo RIC Paraná e colaboradores da RICTV em Londrina.
Mário Petrelli, em seu discurso, lembrou que sua ligação com Londrina começou em 1945. Na época, seu irmão Armando, que era médico, veio morar na cidade. Ele agradeceu a homenagem aos vereadores e, em mais uma demonstração da sua excelente memória, lembrou fatos importantes da história do município.
Petrelli nasceu em Florianópolis (SC) em 1935 e chegou ao Paraná no fim da década de 1940. Ele lembra que começou no Jornalismo em 1951, falando de assuntos da Câmara Municipal de Curitiba. “Eu era apenas um foca (termo usado no jornalismo para definir o repórter inexperiente), nunca cheguei a ser jornalista”, brinca. Depois, foi repórter de Política em jornais locais. Em 1987, fundou o Grupo Petrelli, atual Grupo RIC. Mário Petrelli tem cinco filhos com Dircéa Corrêa Petrelli, de quem é viúvo, e dez netos. Atualmente ele é casado com Mônica Buffara.
A Comenda Ouro Verde e o título de Cidadão Honorário foram entregues pela vereadora Lenir de Assis (PT) e pelo vereador Padre Roque (PR). Os prêmios são oferecidos pela Câmara Municipal e pela Prefeitura de Londrina. A proposição do título de cidadão honorário foi apresentada por um grupo de 16 vereadores e a Comenda Ouro Verde foi capitaneada pelo ex-vereador Marcelo Belinati e mais 13 vereadores, na legislatura anterior.
Investimentos
O presidente Executivo do Grupo RIC Paraná, Leonardo Petrelli, recebeu a Comenda Ouro Verde. Em seu discurso, ele lembrou que a produção local da emissora soma três horas diárias de conteúdo sob a responsabilidade de 40 profissionais. Eles levam ao público, diariamente, 17 reportagens locais de assuntos políticos, econômicos e sociais. “Nenhum outro grupo de comunicação produz tanto conteúdo regional como nós”, disse.
Leonardo Petrelli aproveitou a oportunidade para mencionar os investimentos do Grupo RIC. Entre 2013 e 2015, serão cerca de R$ 50 milhões no Paraná e em Santa Catarina. Segundo ele, os recursos estão sendo destinados principalmente à digitalização e expansão do sinal de televisão, à melhoria contínua do conteúdo que é veiculado e à capacitação dos colaboradores. Na região de Londrina, o sinal digital foi lançado em fevereiro deste ano.