Rua de Londrina ganha faixa nas cores da bandeira trans e LGBTIA+
Em comemoração ao Dia Internacional de Combate à Homofobia, Bifobia e Transfobia, nesta segunda-feira (17), Londrina ganhou pintura especial em uma de seus cruzamentos. As cores das bandeiras dos movimentos estampam, agora, a faixa de pedestres que fica entre a rua Benjamin Constant e a avenida Rio de Janeiro, centro da cidade.
O objetivo da ação é dar visibilidade a essa comunidade e suas produções históricas e artísticas. O ato foi organizado pela Rede LGBT Ubuntu, em parceria com o Coletivo ElityTrans e com a Frente Trans de Londrina.
“Acredito que a ação dará visibilidade para essas discussões, que ficam invisibilizadas, sobretudo quando se for falar em travestis. Nós estamos nos piores postos de trabalho. Nós estamos invisibilizadas. Praticamente somos proibidas de andar à luz do dia. As poucas travestis que tem furado essa barreira e tem conseguido trabalho no mercado formal, ainda são espezinhadas, em todo percurso até o trabalho, o que acaba corroborando para que essas pessoas não permaneçam nesses espaços.”
comenta Juara Barbosa, produtora cultural e de comunicação da Frente Trans Londrina.
O lugar da pintura fica próximo a dois cenários de crimes contra pessoas ligadas ao movimento, em 2019: a Praça Rocha Pombo e o Bosque Central. Além disso, a praça, que fica perto do Terminal Central, também foi , por muitos anos, local de trabalho da população travesti e trans.