Saiba como calcular o valor do seu IPVA com base na tabela Fipe

Publicado em 24 nov 2020, às 11h30. Atualizado às 11h33.

É possível organizar o orçamento ao calcular o valor do seu IPVA com base na tabela Fipe. Veja como é simples e aproveite para se informar melhor sobre esse imposto.

O IPVA é um imposto obrigatório para quem possui veículo e deve ser pago todos os anos.

Dependendo do modelo, o custo pode ser elevado, por isso muita gente prefere saber o valor do seu IPVA com base na tabela Fipe antes de decidir comprar um carro.

Essa é uma boa maneira de planejar quais serão os custos com o veículo e organizar o orçamento, assim terá condições de arcar com outras despesas como manutenção e seguro auto.

Como saber o valor do seu IPVA com base na tabela Fipe?

Os proprietários do veículo ficam sabendo do valor a pagar após receber o imposto que é cobrado todos os anos. Somente dessa forma se tem acesso aos valores exatos.

Quem quer uma prévia do imposto pode calcular o valor do seu IPVA com base na tabela Fipe.

Primeiro saiba que a Tabela FIPE é elaborada com base no preço do mercado, ou seja, é feito um levantamento para verificar quanto cada modelo de carro vale. Depois disso, os valores são colocados na tabela e servem para quem pretende negociar um carro para se informar.

A vantagem da tabela é que é feito um levantamento nacional e as informações são atualizadas constantemente, então isso torna os valores mais reais e atualizados.

Consultando a Tabela FIPE

Para consultar o valor do seu carro na Tabela FIPE acesse o site https://veiculos.fipe.org.br/.

Na página inicial, selecione o tipo de veículo. Por exemplo: “consulta de carros e utilitários pequenos.”

Na aba ‘pesquisa comum’, automaticamente será selecionado o mês e ano atual. Depois é só preencher os campos com marca, modelo e ano do veículo e clicar em pesquisar. Atente-se a preencher todos os campos corretamente, pois uma divergência pode alterar os valores.

Será apresentado o preço médio do modelo escolhido. É esse valor que será usado como base para o cálculo do IPVA.

Calculando o valor do IPVA

Quem deseja saber o valor do imposto a ser pago primeiro precisará verificar o percentual cobrado pelo seu estado. Esse costuma variar entre 2% e 4% do valor do carro. Depois verifique o preço do carro na tabela.

Vamos supor que o seu carro na Tabela FIPE esteja avaliado em R$ 40.000 e que a alíquota do seu estado seja de 3%. Ao fazer os cálculos verá que o resultado é de R$ 1.200, então esse seria o valor do IPVA.

O cálculo é bem simples e se aproxima bem dos valores cobrados. O que pode acontecer em relação às diferenças é por conta da oscilação do preço médio de um mês para outro.

Quando e como pagar o IPVA?

Tendo um prévia de valor do IPVA é possível organizar o orçamento. A questão é que existe uma época específica do ano em que ele é cobrado e isso pode variar de um estado para outro.

Cada estado pode elaborar o seu próprio calendário para vencimento do IPVA e normalmente isso ocorre no início do ano.

O dia de vencimento depende do final da placa do veículo, então vamos supor que o calendário abrange de janeiro a março. Em janeiro vencerá o IPVA dos carros placa final 1,2 e 3, em fevereiro com final 4,5 e 6 e março 7, 8, 9 e 0.

Sempre verifique o calendário e confira no boleto do IPVA para que não atrase o pagamento, pois isso pode impedir de fazer o licenciamento e deixará o veículo irregular.

Para que possa fazer o pagamento existem duas opções. Ele pode ser à vista e isso normalmente gera um desconto. Outra opção seria parcelar o valor de acordo com o que foi disponibilizado em cada estado.

Para quitar, basta fazer o pagamento do boleto. Se não recebeu, pode retirar no site do Detran.

Quem está isento do IPVA?

Há como saber o valor do seu IPVA com base na tabela Fipe, porém, alguns veículos estão isentos do imposto.

Cada estado possui as suas regras. No Amapá, carros com mais de 10 anos de fabricação estão isentos; já no Mato Grosso do Sul são 20 anos. É preciso verificar as regras de cada lugar, mas, em relação ao tempo de fabricação, fica entre 10 e 20 anos.

Outra forma de obter a isenção do IPVA para carros destinados a PCD ou para portadores de algumas doenças como nanismo e insipiência renal. É claro que mais uma vez isso varia de um estado para outro, portanto, atente-se às regras deles.

Para obter a isenção dependerá de sua localidade. Em relação aos anos de fabricação do carro, alguns estados disponibilizam automaticamente, em outros o motorista precisa fazer o pedido ao Detran. Aos portadores de doenças e deficiências, sempre é necessário fazer o pedido.

As regras do imposto variam de um estado para outro, mas a forma de calcular o valor do seu IPVA com base na tabela Fipe é sempre a mesma. Dessa forma sempre poderá se antecipar aos preços e não ser pego de surpresa.