Sanepar suspende rodízio de abastecimento de água em Jandaia do Sul

por Mayara Zeviani
Com supervisão de Renan Vallim
Publicado em 5 out 2021, às 11h19.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) informou nesta sexta-feira (1) a suspensão de rodízios em Jandaia do Sul em razão da quantidade de chuva nesses primeiros dias do mês de outubro, que trouxeram alívio para os sistemas de abastecimento de água. Assim, a cidade deve ser abastecida 24h por dia, sem interrupções, pelo menos até a próxima-sexta-feira (8).

Além de Jandaia do Sul, a Sanepar divulgou nesta segunda-feira (4) que outras três cidades do norte do estado também terão o rodízio suspenso, sendo elas: Siqueira Campos, Ibaiti e Quatiguá.

Apesar das chuvas dessa primeira quinzena do mês serem consideradas excelentes e aliviarem muitos sistemas no interior, elas não resolvem a crise hídrica que, de acordo com o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchoroskyr, deve persistir até o fim do verão.

A Companhia deve continuar monitorando as vazões dos rios e as condições pluviométricas para novas alterações na decisão do abastecimento que pode voltar a ser suspenso a qualquer momento, caso haja necessidade, e enquanto a fase de teste do novo poço não for concluída.

A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros, Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo, seguindo recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Além disso, a população deve continuar o uso consciente da água, evitando desperdícios.