Sebrae apresenta estratégias de inovação para o design industrial em Curitiba

por Redação RIC.com.br
com Assessoria de Imprensa
Publicado em 29 mar 2021, às 17h16. Atualizado em: 19 jun 2022 às 23h11.

A cidade de Curitiba recebeu um presente do Sebrae/PR nesta segunda-feira (29), data do aniversário da capital do estado, que completou 328 anos. O “Plano de Inovação para o Design Industrial em Curitiba”, é um documento que reúne sob perspectivas de presente e futuro, elementos tecnológicos das cadeias produtivas do design industrial, necessários para aumentar a competitividade das empresas do município.

O plano contém ações para a utilização do design envolvendo as pequenas, médias e grandes empresas, o poder público, universidades, centros tecnológicos e entidades do setor produtivo. O objetivo é o aprimoramento da tecnologia e da inovação, da geração de valor de produtos locais e de novos modelos de negócios sustentáveis que utilizem os princípios da economia circular.

“A inovação, o design e o desenvolvimento são três fatores essenciais para promover a competitividade de empresas e fortalecer todo um ecossistema. O estudo estimula a transferência de informações e tecnologias de maneira integrada entre os setores públicos e privado, com foco na a inovação e a sustentabilidade”, pondera o diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini.

“Não há como desenvolver uma cidade inteligente sem o fortalecimento cada vez maior do seu design. A elaboração desse plano potencializa as ações do Comitê por meio de um planejamento estratégico que estimula o desenvolvimento integrado de projetos e da economia criativa na cidade”, afirma Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

O plano

O documento foi elaborado a partir de três etapas. A primeira, de identificação dos cenários e demandas do mercado, definiu como base do trabalho a utilização de três ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), da ONU: energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; e consumo e produção responsáveis. A segunda envolve a análise dos atores do ecossistema, especialmente em relação à realização e à capacidade de novos investimentos nessas áreas, com a identificação das principais carências e necessidades.

Ao todo, o projeto realizado entre fevereiro e dezembro de 2020 contou com pesquisas, seminários e entrevistas com 589 participantes, envolvendo as pequenas, médias e grandes empresas, o poder público, universidades e entidades do setor produtivo.  Para a elaboração do trabalho, o Sebrae/PR utilizou a metodologia mundial do Foresight, desenvolvida em parceria com o Centro Tecnológico Cosmob, da Itália.

A terceira fase trata da elaboração de um plano de ações a serem realizadas para que empresas possam, por meio do design, agregar valor em produtos e serviços. A estratégia contempla redução de custos de produção, abertura de novos segmentos de mercado, fortalecimento de marcas, melhoria da eficiência operacional, estímulo à inovação e desenvolvimento da capacidade técnica de colaboradores. O trabalho voltado para o design industrial foi pensado para a área de saúde, produção de alimentos funcionais, biotecnologia, gestão de materiais sustentáveis, moda e economia circular, novos materiais para construção civil, novas tecnologias e ambientes digitais nas indústrias, novos processos industriais e soluções intangíveis.

Para isso, entre as metas previstas para aplicação do plano estão o estímulo à transferência de conhecimento e de inovação tecnológica por meio de editais públicos; o fomento a novos produtos e serviços; transferência de tecnologia e incentivo ao setor produtivo, capacitação dos atores do ecossistema e formação de novos designers com foco na inovação e na sustentabilidade e políticas de comunicação com foco na valorização dos produtos locais.

O trabalho deverá contar com a participação da Prefeitura de Curitiba, do Sebrae/PR, empresas de diferentes portes e segmentos, entidades do setor produtivo, instituições de ensino, entre outras lideranças da cidade. O plano de inovação completo pode ser conferido aqui.