Sebrae/PR promoveu encontro com comunidades de todo o ecossistema de inovação paranaense

por Angelo Binder
conteúdo Comando News com assessoria
Publicado em 9 mar 2020, às 00h00. Atualizado em: 19 jun 2022 às 23h12.

O Sebrae/PR promoveu o encontro nessa semana (4 e 5 de março), iniciativa que visa integrar o ecossistema de startup do estado. O primeiro encontro do grupo contou com a presença de empreendedores do estado, além de representantes de comunidades e aceleradoras envolvidos no contexto.

O objetivo foi reunir os representantes das diversas comunidades de startup do estado para construir ações integradoras que promovam o fortalecimento do Paraná como protagonista no cenário nacional.

Paraná possui único unicórnio fora do estado de São Paulo

O coordenador estadual do Projeto Startup do Sebrae/PR, Rafael Tortato, aponta que o Paraná possui o único unicórnio fora do estado de São Paulo e tem desenvolvido importantes polos tecnológicos em diferentes regiões do estado, mas que é possível alavancar ainda mais esse crescimento.

“Podemos integrar ainda mais os atores para que o estado possa conquistar um destaque maior a nível nacional e até mesmo internacional. Temos potencial e as condições para isso e, a partir de uma unicidade estadual, é possível atrair mais investimentos e criar novas oportunidades para os empreendedores. É um movimento que trará benefícios para todo o desenvolvimento econômico do estado”, afirma ele.

O Encontro

O evento foi conduzido por Edson Mackenzie, um dos principais mentores de empresas inovadoras do Brasil. Ele ressaltou a importância de se ter um ecossistema de inovação integrado que permita a retenção de talentos e criação de oportunidades, da densidade e da cultura de inovação e de empreendedorismo presente em uma sociedade, da presença de investimentos e de um ambiente regulatório favorável. “Um ambiente de inovação favorável deve ser espontâneo e não estimulado por apenas um desses atores. Todos os envolvidos têm que se sentir motivados a participar”, ressaltou.

Mackenzie ressaltou que é possível fazer com que as startups cresçam e se desenvolvam em suas próprias cidades, sem que precisem se instalar em grandes centros como São Paulo e Curitiba. Para isso é preciso criar um ambiente de negócios favorável. Segundo Regina Acutu, da startup Verifact, de Maringá e membro da comunidade Redfoot, a iniciativa impulsionará o cenário de inovação. “Com esse encontro tivemos a oportunidade de entender todo o potencial inovador do estado conhecer as demandas e necessidades de comunidades de outras regiões que, muitas vezes, são complementares às nossas. Com isso, as startups podem integrar soluções que já existem no Paraná, podem se fortalecer e crescer ainda mais rápido”, reforçou.

Regina cita como exemplo os primeiros contatos com outras regiões como o sudoeste do Paraná, que possui um polo tecnológico. Douglas Henrique Batista, da startup Minha Leitura, de Pato Branco, ressaltou a importância de falar sobre algumas iniciativas de sua região e de aprender com outros empreendedores. “Nunca tivemos uma ação como essa para a construção de um trabalho que faça sentido para todas as regiões. Estamos com uma expectativa alta pelos resultados”, exaltou.

Ações de integração visam desenvolver o ecossistema de inovação do Paraná

As ações de integração também colaborarão para realizar os primeiros passos para o desenvolvimento do cenário da inovação, como é o caso da região de Guarapuava. André Xavier, que hoje comanda os primeiros passos da Space, plataforma interativa para ajudar futuros empreendedores, e está envolvido com a comunidade local de startups, afirmou que buscará fortalecer o cenário em sua região. “Estamos tendo um despertar desse movimento com algumas ações de tecnologia especialmente na região dos Lagos e tenho certeza que as informações obtidas aqui e as ações previstas vão ajudar no desenvolvimento dos empreendedores locais”, afirmou.

Como resultado do encontro, os empreendedores elaboraram um plano de trabalho para os próximos meses e previram ações como um cronograma de atividades, a elaboração de um grupo para comunicação permanente entre os empreendedores do estado, além de difundir os trabalhos do grupo para outros interessados.

Leia também: 
Empreendedores: vem aí Hyper XP Curitiba