Sete cavalos são apreendidos por transitarem livremente em Curitiba

por Caroline Maltaca
com supervisão de Caroline Berticelli
Publicado em 1 set 2021, às 18h36. Atualizado às 18h37.

Sete cavalos foram apreendidos, durante fiscalização da Rede de Proteção Animal, após serem flagrados transitando livremente por ruas de Curitiba durante a manhã desta quarta-feira (1º).

Dois deles transitavam pela rodovia BR-116, no Ganchinho, e a equipe foi chamada pela concessionária Autopista Litoral Sul. Os outros cinco foram encontrados em rua do bairro Campo de Santana, após a verificação de denúncias via Central 156.

Deixar animais de grande porte soltos ou atados por corda em locais públicos da capital é infração à Lei Municipal n° 14.741/2015, regulamentada pelo Decreto n° 80/2018. Tal prática resulta na apreensão dos animais e multa aos responsáveis, além de poder também ser enquadrada como maus-tratos devido aos riscos a que os animais são expostos.

Busca

A prefeitura informou que os responsáveis pelos cavalos apreendidos têm até dez dias úteis para apresentar defesa. Durante este tempo, os animais que foram microchipados, ficarão sob a guarda da Rede de Proteção Animal até serem encaminhados para adoção responsável. 

Adoção

Aos interessados em adotar os animais de grande porte, obrigatoriamente para manutenção fora do município de Curitiba, devem se cadastrar no site da protecaoanimal e enviar e-mail para protecaoanimal@curitiba.pr.gov.br com a comprovação de cadastro de imóvel rural regularizado junto à Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).