A tarde de segunda-feira (21) foi marcada pelos fortes temporais pelo estado. Ventos fortes e granizo prejudicaram mais de 20 mil famílias, de acordo com a Defesa Civil estadual. Mas a zona rural de Chopinzinho, no Sudoeste do estado, contou com um agravante: um tornado passou por lá.
Com ventos que ultrapassaram os 100 km/h, o fenômeno causou estragos em duas propriedades rurais. Não houve registro de feridos.
O que é um tornado?
Tornados são fenômenos atmosféricos que se manifestam formando uma coluna de ar que gira em espiral de maneira violenta, podendo ser perigosa quando em contato com o solo. O formato mais comum é o de cone, com a parte mais fina para baixo, rodeada por uma nuvem formada por partículas sólidas que sobem do chão.
Apesar de ser um fenômeno meteorológico pequeno, com centenas de metros de diâmetro, um tornado pode deixar um rastro de estragos por onde passar.
Os tornados se formam a partir de uma única nuvem e duram alguns (intensos) minutos em atividade.
Como o que atingiu a região de Chopinzinho, no Sudoeste do estado, causando ventos com mais de 100 km/h na segunda (21). Apesar da forte intensidade dos ventos, as centenas de metros do fenômeno não teriam força capaz de provocar os temporais estado afora, que causados pela chegada de uma frente fria.