Sites do governo estadual são hackeados na noite desta sexta-feira (16)

Publicado em 16 abr 2021, às 20h56. Atualizado às 21h29.

O site do Governo Estadual do Paraná, bem como os sites de diversas secretarias estaduais, foram hackeados na noite desta sexta-feira (16), por volta das 20h30. Entre os invadidos estão, por exemplo, os sites das secretarias de Saúde, Agricultura, Segurança, bem como da Agência Reguladora de Serviços (Agepar).

Ainda não se sabe a extensão da invasão ao servidores da Celepar. O sites que não foram hackeados, até o momento, são aqueles que possuem algum “desvio” inicial de página, como por exemplo, o da Secretaria de Educação. Quando a pessoa acessa, abrem-se opções se a pessoa deseja acessar o site principal da secretaria, ou outros hotsites para inscrições em cursos e cadastros diversos. O mesmo vale para a Secretaria da Fazenda, que também possui um “desvio” inicial.

O ataque está sendo atribuído ao grupo ND Amazonas (Noias do Amazonas), que postou em seu Twiter o ataque de hoje à página do governo do Paraná. Eles ainda colocaram junto à postagem a lista de todos os sites hackeados. A listagem mostra que não foram só sites externos, como também a intranet do Ipem, do Detran e da Casa Militar.

Ataques a diversos governos

Conforme as postagens do NDA Amazonas em sua conta de Twiter, eles estão desde o início de março atacando diversos sites dos governos estaduais de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba e Goiás, além de páginas municipais como Guarulhos, Votuporanga, Cruzeiro e Nova Florestas. O ataque de ontem, por exemplo, foi contra as Defensorias Públicas dos Estados de São Paulo e do Acre.

Porém, ao que tudo indica nas postagens do Twiter, o ataque aos sites paranaenses foi o maior de todos, já que foram dezenas de sites invadidos ao mesmo tempo.

Atualização às 21h30

Cerca de 30 minutos após o ataque, os sites estaduais do Paraná já estavam todos fora do ar. Até às 21h30 desta sexta-feira, nenhum tida sido colocado de volta no ar.