Tartarugas são resgatadas em lagoa desativada da Sanepar

por Mayara Zeviani
Com supervisão de Renan Vallim
Publicado em 7 out 2021, às 12h09.

Dezoito tartarugas da espécie tigre-d’água foram resgatadas pelos empregados da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) na lagoa de Tratamento de Esgoto Ipiranga, no município da Cidade Gaúcha, no Noroeste do estado. As tartarugas foram encaminhadas a dois locais onde poderão viver em um ambiente que condiz com seu habitat natural.

No ano passado, devido a uma mudança para um novo modelo de tratamento de esgoto, a lagoa onde as tartarugas habitavam foi desativada e com a água abaixo do nível, a espécie que vive em locais de àgua doce e que era vista com frequência no local, começou a ficar presa na lama da lagoa.

A ação voluntária teve iniciativa de André Barbosa, funcionário da Sanepar, que ao perceber a situação, entrou em contato com Secretaria de Meio Ambiente da Cidade Gaúcha e tiveram o apoio da empresa terceirizada que presta serviços à Companhia para o resgate de dezoito tartarugas que estavam na lagoa.

Funcionários da Sanperar participaram do resgate (FOTO: Sanepar)

Após o contato de André, o Secretário da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente do município, Vinicius Biasuz, sugeriu a realocaçãp de algumas das tartarugas para a lagoa da Vila Rural Fiorenço Baré, onde há um ambiente aquático que proporcionará condições para uma melhor qualidade de vida e reprodução da espécie.

As demais foram realocadas em uma fazenda onde há uma represa e dois lagos com peixes que poderão servir de alimento a elas. Um médico veterinário também acompanhou o resgate e orientou os proprietários quanto aos cuidados necessários.

“Foi um trabalho muito gratificante, porque a gente sabe que, com isso, está permitindo que esses animais tenham um habitat seguro e adequado, já que são de pequeno porte e são tartarugas não nativas da nossa região, mas que precisam ser cuidadas“, completa André.