Tatuquara terá Rua da Cidadania, terminal de ônibus e US 24 horas

A região do Tatuquara, em Curitiba, vai ganhar Rua da Cidadania, terminal de ônibus e uma Unidade de Saúde 24 horas. Em breve, os serviços da Prefeitura vão ficar mais perto dos 82 mil moradores que vivem nos bairros do Tatuquara, Caximba e Campo de Santana, que formam a décima administração regional da cidade.

“Curitiba ganha mais uma administração Regional que vai direcionar o crescimento dos três bairros e promover o desenvolvimento ordenado e com qualidade de vida”, destaca o prefeito Luciano Ducci.

A Rua da Cidadania será a primeira obra do complexo a ser construída. A licitação está prevista para o mês de maio. A Unidade 24 Horas e o terminal de ônibus estão em fase de projetos no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e na Urbs.

Em uma área de 48.400 metros quadrados, os moradores da região terão acesso ao transporte público e toda uma gama de serviços municipais, estaduais e federais. O novo espaço ficará entre as ruas presidente João Goulart, Jornalista Emílio Zola Florenzano e Engenheiro João Kloss.  Em frente à Rua da Cidadania será construída uma grande praça, que será interligada ao terminal de ônibus e a Unidade de Saúde 24 Horas.

Administração Regional – Com 3.548,91 metros quadrados de área construída, a Rua da Cidadania terá um prédio moderno. No térreo ficarão distribuídos a Guarda Municipal com estrutura para atendimento à população, e serviços gerais de atendimento ao público como caixas eletrônicos, Correios e outros. Um auditório para 190 pessoas, além de comércio como café e papelaria também estarão no térreo.

Os núcleos das secretarias municipais, administração da Regional e o Juizado Especial terão suas estruturas no piso superior. O complexo será integrado por uma grande praça. Um sistema de captação e armazenagem de água de chuva será implantado para aproveitamento em regas dos jardins da praça.

Terminal de ônibus – O Terminal do Tatuquara terá 5,7 mil metros quadrados de área construída e vai abrigar, inicialmente, oito linhas de ônibus. Será criada a nova linha de Ligeirinho Tatuquara – CIC, ônibus que fará apenas uma parada intermediária, na estação tubo que será implantada na rua Joanilson de Quadros com Antonio Zanon.

O transporte vai atender diretamente a quem vive no Tatuquara, CIC, Rio Bonito, Caximba e Pinheirinho e também aos moradores das cidades vizinhas de Araucária, Fazenda Rio Grande.

No novo terminal vão parar também as linhas Araucária-Fazendinha; Ludovica; Caximba; Rio Bonito-Pinheirinho-CIC; Janaina; Araucária-Fazenda Rio Grande e Santa Rita-Pinheirinho.

O projeto do Terminal Tatuquara está sendo feito pelo Ippuc e a Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), que vai responder também pela operação das linhas de transporte.

Saúde – Uma Unidade de Saúde 24 Horas também vai funcionar dentro do complexo. O projeto segue recomendações e orientações da equipe da Secretaria Municipal de Saúde. “Será uma Unidade moderna, dentro dos padrões das que vem sendo construídas pela Prefeitura nos últimos anos”, diz o presidente do Ippuc Cléver Almeida.

Além da Rua da Cidadania, o terminal e a nova unidade de saúde a população da região vai contar ainda com a revitalização da rua Enette Dubard, eixo viário de grande concentração comercial. Vai ter asfalto novo, novas calçadas, iluminação e paisagismo no trecho da rua entre a Desembargador Ernani de Abreu e a Doutor Cesar Pernetta.

Crescimento – O novo conjunto de obras leva infraestrutura e serviços a uma das regiões que apresentou maior índice de crescimento populacional nos últimos anos. Nos últimos dez anos, os bairros do Tatuquara, Caximba e Campo de Santana ganharam juntos 35.810 moradores.

Na década, o percentual de crescimento na área da nova administração foi de 77,6% que corresponde a 5,91% ao ano. Uma taxa muito maior do que toda Curitiba, que cresceu no 10,37% nos mesmos dez anos.

17 abr 2012, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando