Tem festa no Zoo de Cascavel; Tamanduá Mirim comemora um ano de "casa"

Publicado em 22 jul 2021, às 11h12.

Tem festa de aniversário no zoológico de Cascavel. O parabenizado é um Tamanduá Mirim, que está completando um ano de estadia no recinto da capital do Oeste.

E para que a festa seja completa, tem que ter uma faixa de parabéns e decoração. Por esse motivo, o cativeiro onde a pequena Vitória fica, foi totalmente enfeitado para comemorar a data alusiva.

Mas “os adereços” não foram apenas para ela, mas sim para chamar a atenção das pessoas que passam pelo local, para a conscientização e a importância da conservação da espécie.

História

O animal chegou ao Zoo de Cascavel, no dia três de agosto de 2020, por meio de uma equipe do IAT (Instituto Água e Terra) de Umuarama. O filhote foi localizado por uma moradora, da cidade de Mariluz, sozinha na beira da estrada.

Debilitada e sozinha, a pequena Vitória, nome que carinhosamente foi batizada, apresentava diarreia, cólicas e broncopneumonia. As equipes de veterinários auxiliaram na recuperação do Tamanduá que tem hoje aproximadamente um ano de idade.

Espécie

O Tamanduá Mirim é insetívoro, ou seja, se alimenta de cupins, formigas, abelhas e mel. A alimentação de Vitória é um desafio para o zoológico, já que ela consome mais de 15 mil insetos por dia, além de mamadeira a cada duas horas.

O animal pode chegar até 8 quilos e medir até 77 centímetros. Sua particularidade é a cauda que fica entre os 40 e 68 centímetros.

Sua criação em cativeiro é considerada bem difícil e por esse motivo a equipe do Zoo, além de comemorar a estadia, vibra pelo sucesso da reabilitação do animal em cativeiro.