Temporal: ainda há desabastecimento de água e luz no Oeste e no Sudoeste do PR

Publicado em 25 out 2021, às 11h37.

O temporal que atingiu o Paraná durante o fim de semana é o mais grave enfrentado pela Copel no interior do Paraná. A avaliação é de que o impacto causado por este vendaval foi 20% maior que o último temporal mais recente. A falta de energia elétrica nos município também causa reflexo no abastecimento de água. 

Segundo a Copel, as equipes começaram a trabalhar no fim de semana, logo após o temporal, e a segunda-feira continua sendo de muito trabalho para as equipes de eletricistas de Manutenção e Emergência da Copel das regiões Oeste e Sudoeste. A maior parte dos circuitos de baixa tensão já foi restabelecida, e restam aproximadamente 18 mil unidades consumidoras que ainda estão sem fornecimento de energia.

Até o momento, a Copel atendeu cerca de 2,5 mil ocorrências de falta de energia envolvendo principalmente situações de postes quebrados, cabos rompidos e árvores caídas sobre a rede elétrica. No momento, restam quase 2,7 mil ocorrências para atendimento. A região já soma 275 postes quebrados.

Falta de água

Na região Oeste, continuam sem energia as unidades de produção e distribuição de água de Campo Bonito, Ibema, Braganey, Corbélia, Céu Azul, Matelândia, Ramilândia e dos distritos de Rio do Salto, em Cascavel, Longuinópolis, em Braganey, e Mato Queimado, em Guaraniaçu.

Em Foz do Iguaçu a estação elevatória que abastece a região da Cidade Nova está sem energia, afetando o abastecimento nas regiões mais altas.  Um dos poços que abastecem os moradores de Missal continua sem energia, o que afeta o abastecimento em toda cidade. 

Leia Mais: Temporal em Foz suspendeu vacinação contra Covid-19 em unidades de saúde

Na cidade de Medianeira a falta de energia atinge dois poços e uma estação elevatória de água. A Sanepar está fazendo manobras no sistema para que não falte água.

O sistema de abastecimento de Terra Roxa está operando com gerador. Não deve faltar água. Em Vera Cruz do Oeste a energia retornou na manhã desta segunda-feira (25), porém a retomada do abastecimento se dará gradativamente ao longo do dia. 

Leia Mais: Temporal com granizo e ventos de quase 100 km/h atinge Cascavel e região

No município está desabastecido ainda o distrito de São Sebastião porque o poço está sem energia. Em Diamante do Oeste está sendo instalado um gerador para voltar a produção de água. Porém a normalização do abastecimento será durante o dia. Os distritos de Dois Irmãos, em Toledo, e São Judas Tadeu, em São Pedro do Iguaçu, permanecem desabastecidos e sem energia.